O concurso da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que abre 100 vagas para Delegado e registrou 16 mil candidatos inscritos teve seu cronograma para a realização da prova discursiva divulgado.

26/02/2018
27/03/2018
20/05/2018
R$ 20.353,06
100
22/05/2018
Anexos

A etapa de prova dissertativa, abordando conhecimentos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Direito Constitucional será realizada em 14 e 15 de julho, com convocações em 4 de julho. Outras etapas do concurso serão a prova de capacitação física; sindicância da vida pregressa e atual; exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica; além de curso de formação profissional. 

Os candidatos já passaram por duas provas objetivas, realizadas em 20 de maio. Foram 40 questões de Língua Portuguesa na primeira prova; e 80 questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direitos Humanos, Medicina Legal Judiciária e Criminologia na segunda. A consulta aos resultados poderá ser feita no site da Fundatec: www.fundatec.org.br.

A validade do certame será de dois anos contados a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Confira mais detalhes no edital.

Concorrência

São 16.039 inscritos no certame, 2.359 disputando as 16 vagas reservadas para candidatos negros e 222 inscritos para as vagas reservadas a candidatos com deficiência.

Dentre as atividades do Delegado de Polícia estão presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial; elaborar relatórios e representar pela decretação judicial de prisões cautelares; proceder a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado,em conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública. Podem se inscrever candidatos graduados em Direito que tenham pelo menos três anos de atividade jurídica e carteira de habilitação de categoria mínima B. O salário oferecido é de R$ 20.353,06 por 40 horas de trabalho na semana.

Anexos