Saiu o edital. Foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 13 de julho o aguardado edital de concurso público para ingresso na carreira de Delegado de Polícia Substituto da Polícia Civil de Sergipe. De acordo com o documento publicado, serão oferecidas 10 vagas, sendo duas reservadas aos candidatos deficientes e uma aos afrodescendentes.

A seleção está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com a participação de um representante da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (SEPLAG/SE); dois representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE); um representante da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE/SE), um representante do Ministério Público Estadual de Sergipe (MP/SE), um representante da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Sergipe (ADEPOL/SE) e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil/Conselho Seccional de Sergipe (OAB/SE).

Sobre o cargo

Para concorrer ao cargo de Delegado de Polícia Substituto é necessário possuir diploma de curso de nível superior de bacharelado em Direito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ter idade mínima de 18 anos, boa conduta social e não possuir antecedentes criminais.

O cargo tem como atribuições supervisionar as atividades específicas da administração policial, coordenando e controlando essas atividades, promovendo investigações, abertura de inquéritos e adotando outras providências, para determinar medidas legais e outras soluções de interesse da segurança pública; exercer atividades de direção, coordenação e fiscalização pertinentes à Polícia Civil, distrital, regional e especializada.

Os Delegados têm vencimentos de R$ 11.000,00 por jornada de trabalho de 36 horas semanais.

A lotação dos candidatos se dará nas unidades da Polícia Civil sediadas no interior do estado, respeitando-se a ordem de classificação dos candidatos aprovados nomeados e de acordo com a necessidade do órgão.

Inscrição

Os candidatos interessados poderão se inscrever das 10 horas do dia 19 de julho até as 18 horas do dia 6 de agosto de 2018, no endereço eletrônico do Cespe/Cebraspe: http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_se_18_delegado. O valor da taxa de inscrição será de R$ 249,00, e deverá ser paga até o dia 11 de setembro. Estará isento do valor da taxa de inscrição o candidato que for doador de sangue; doador de medula óssea e/ou estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Provas

O certame compreenderá as seguintes fases:

- provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
- exame psicológico, de caráter eliminatório;
- exame toxicológico, de caráter eliminatório;
- sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório;
- prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- avaliação de títulos, de caráter classificatório;
- curso de instrução e preparação técnico-profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas terão a duração de 5 horas e serão realizadas na cidade de Aracaju/SE na data provável de 21 de outubro de 2018, no turno da tarde, sendo os locais e horários divulgados no dia 11 de outubro. Serão 30 questões de conhecimentos gerais sobre língua portuguesa e 120 questões de conhecimentos específicos sobre Legislação Específica da Polícia Civil do Estado De Sergipe, Conhecimentos sobre o Estado de Sergipe, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil e Empresarial, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal E Processual Penal, Direito Ambiental, Direito Eleitoral, Direito Tributário, Criminologia e Medicina Legal.

Já a prova discursiva terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada na data provável de 25 de novembro de 2018, no turno da tarde. A prova será constituída de uma questão a ser respondida em até 20 linhas, acerca do Estado de Sergipe; e duas questões de até 30 linhas cada, acerca dos conhecimentos específicos do cargo.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. O último concurso para Delegado da PC-SE aconteceu em 2005, na época para 61 vagas.