Conforme comunicado feito pela Fundação Vunesp na terça-feira, 04 de julho, as provas da primeira etapa do concurso com 250 vagas da Polícia Civil do Estado de São Paulo, destinadas ao cargo de Delegado, que estavam inicialmente previstas para 27 de maio, foram remarcadas. As avaliações ocorrerão agora no dia 29 de julho - veja o novo edital de convocação. A seleção tem 23.575 inscritos na disputa, concorrência de 94 candidatos por vaga.

A banca informa ainda que os portões dos locais de prova abrirão as 12 horas do dia 29/07 e fecharão às 13h, devendo o candidato portar documento oficial vigente com foto, de forma a permitir com clareza a sua identificação. Mais informações podem ser conferidas no site da Vunesp -https://www.vunesp.com.br/PCSP1701.

Do concurso

Para se candidatar ao cargo de Delegado, os candidatos deveriam possuir nível superior em direito, com comprovação de, no mínimo, dois anos de atividade jurídica ou dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil, além de habilitação na categoria 'B', entre outros requisitos.

O Delegado de Polícia tem vencimentos a partir de R$ 9.507,77 correspondentes à soma dos valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e do Adicional por Direção da Atividade de Polícia Judiciária (ADPJ).

Atribuições Básicas do Cargo

São atividades inerentes ao exercício do cargo de Delegado de Polícia: exercer atos inerentes à gestão dessa atividade; presidir os atos de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, praticar atos de polícia administrativa e exercer policiamento preventivo especializado; presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante; portar arma e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco; e mediar conflitos.

Prova

A prova terá 100 questões de múltipla escolha sobre direito penal, direito processual penal, legislação especial, direito constitucional, direitos humanos, direito administrativo, direito civil, medicina legal e noções de informática. Esta será aplicada nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba, com 5 horas de duração, não podendo o candidato deixar a sala de provas antes das primeiras 2 horas.

Consequentemente, os candidatos com melhores notas realizarão, na sequência, exame escrito contendo uma pergunta dissertativa e quatro discursivas, que serão avaliadas na escala de 0 a 100 pontos, atribuindo-se até 15 pontos para cada questão discursiva e até 40 pontos para a dissertação. As questões serão corrigidas considerando três aspectos: domínio da norma culta, coesão e coerência textual.

Válida pela terceira etapa, a avaliação oral, gravada em áudio e vídeo, versará sobre as disciplinas de direito penal, processual penal, constitucional, administrativo e direitos humanos, além de legislação especial. A banca analisará cinco quesitos: domínio do conhecimento jurídico, adequação da linguagem, articulação do raciocínio, capacidade de argumentação e uso correto do vernáculo. 

Os aprovados na fase oral do concurso da PC/SP 2018 serão convocados para apresentação de títulos, na Academia de Polícia (praça Professor Reinaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, São Paulo). Além de cursos de especialização, mestrado e doutorado, os concorrentes poderão obter pontos por publicação de livro ou artigo e exercício de docência em curso superior.

Os candidatos que forem aprovados em todas as etapas, realizarão, por fim, curso de formação técnico-profissional na Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra", localizada na capital. Para definição da lotação, a classificação obtida no treinamento determinará a ordem da escolha das vagas nas unidades disponibilizadas pela PC/SP.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data de sua homologação em Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Veja mais detalhes do concurso no edital PC-SP Delegado 2018.