Instituído em 2009, o Sistema de Seleção Unificada faz parte do programa federal Universidade Para Todos e somente em 2014 teve mais de 2,5 milhões de inscritos para as mais de 51 mil vagas. Nesta edição o curso mais disputado foi administração e o mais concorrido foram as engenharias. As inscrições são abertas duas vezes por ano, uma em janeiro e outra no início do segundo semestre, geralmente em junho.

Segundo a publicação oficial, as inscrições da primeira chamada de 2015 abrem no dia 19 de Janeiro e terminam às 23:59 do dia 22 de janeiro. As inscrições são feitas, única e exclusivamente pelo site do programa, no endereço do MEC: http://sisu.mec.gov.br

Para se inscrever e ter direito a concorrer às vagas, os candidatos devem ter prestado o Enem em 2014 e não ter zerado a redação. Cada candidato pode se inscrever para até 2 vagas, especificando no momento da candidatura as suas opções como instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso, turno e por fim a modalidade de concorrência, (podendo optar por concorrer às vagas reservadas a cotistas, sejam elas vagas para negros, deficientes, egressos de escola pública, alguma outra política afirmativa que a universidade mantenha ou ainda se deseja concorre às vagas destinadas à ampla concorrência. Cada candidato pode escolher apenas uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno na mesma universidade e campus.

Uma das melhores funcionalidades trazidas pelo SiSU é que com ele o estudante pode saber diariamente como estão suas chances de aprovação, funciona assim: Da meia noite às 6 horas da manhã de cada dia de SiSU, o programa atualiza as listas e você pode consultar qual sua posição, qual a nota de corte e se desejar, mudar a opção de curso, universidade, turno, etc. ou seja, se você já está abaixo da nota de corte em alguma instituição, pode mover sua candidatura a uma outra em que sua nota garanta-lhe a aprovação.

Depois é só ficar atento à data de inscrição. Este ano ela vai ocorrer nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. E caso você não tenha conseguido a vaga no curso que queria nem tudo está perdido, neste caso o estudante poderá ainda participar de uma lista de espera. Note que a lista de espera não é automática, como nos vestibulares convencionais. Para ingressar na lista de espera do SiSU o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página no período de 26 de janeiro até às 23:59 do dia 6 de fevereiro. A lista de espera só alcança ao curso que fora escolhido como primeira opção. A lista de espera segue regras próprias de cada universidade, por isso é preciso que o estudante fique atento e informe-se sobre os próximos passos, como cronograma e período de inscrição para os novos selecionados.

Quanto à nota de corte, que muitos têm dúvida, aqui vai uma breve explicação. Ela é gerada sobre três conceitos:

1) A nota do último referente ao número de vagas disponíveis no curso e na universidade selecionada, por exemplo, se houver 50 vagas para o curso de medicina na UFRGS, a nota de corte será nota do 50º colocado.

2) As notas de corte podem variar de acordo com o peso dado a uma certa disciplina por cada universidade. Por exemplo, a prova de matemática do Enem provavelmente irá valer mais para um aluno que busca ingressar no curso de Ciência da Computação e menos para candidatos ao curso de História. Os pesos também podem ser diferentes para aqueles que concorrem pelo sistema de cotas.

3) A nota de corte provisória, que é definida a partir do próprio sistema e aplicada em cursos muito concorridos. Com ela o candidato terá uma referência da média necessária para ficar entre os aprovados. Ressalta-se que essa média pode cair de acordo com uma série de fatores, entre elas a média dos que se inscreveram até o momento, etc.

Para mais informações confira o edital clicando aqui.