O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2), que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, está com um novo concurso público aberto. São 50 oportunidades no cargo de Juiz Federal Substituto, além da possibilidade de ingresso ao cadastro reserva que será formado para contratações futuras, de acordo com as necessidades do Tribunal durante a validade do concurso. Além disso, há uma porcentagem de vagas destinadas a portadores de deficiência e para candidatos negros e pardos.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem possuir nível superior em Direito há no mínimo 3 anos, e diploma devidamente registrado pelo Ministério da Educação. Os vencimentos iniciais do cargo são de R$ 27.500,17.

Veja também: TRF da 2ª Região lança edital do concurso para Técnicos e Analistas

A inscrição no concurso do TRF 2 deve ser feita no endereço eletrônico do próprio órgão - www10.trf2.jus.br/ai/transparenciapublica/concursos/magistrados, entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2017, mediante o pagamento da taxa de participação que é de R$ 150,00.

A seleção dos inscritos será feita por meio de prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva; prova prática de sentença cível; prova prática de sentença criminal; sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório; exame de sanidade física e mental, de caráter eliminatório; exame psicotécnico, de caráter eliminatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório. Veja o edital.

As provas objetivas e discursivas acontecerão no dia 26 de março de 2017 e serão compostas de questões sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário, Direito Ambiental, Direito Internacional Público e Privado, Direito Empresarial e Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor.

Três dias após a realização das provas o Tribunal divulgará, no Diário Eletrônico da Justiça Federal, os gabaritos provisórios referentes às questões, abrindo o prazo para a interposição recursal.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação final, podendo, a critério do TRF 2ª Região, ser prorrogado uma vez, por igual período.