Esse sábado, 20 de setembro, é uma data considerada bastante importante para um parcela da população brasileira. No Rio Grande do Sul, mais especificamente, a data é emblemática pois nela, comemora-se o feriado da Revolução Farroupilha.
Reconhecida como um dos momentos mais marcantes do calendário gaúcho, em 2025, os gaúchos celebram os 190 anos do início do conflito histórico que durou 10 anos. As comemorações, portanto, reforçam mais do que nunca a ligação entre o evento histórico e a identidade cultural regional.
Entenda o feriado
A Revolução Farroupilha, conhecida também como Guerra dos Farrapos, teve início em 20 de setembro de 1835 e se estendeu até 1845, quando grupos farroupilhas se levantaram contra o governo imperial brasileiro, reivindicando maior autonomia econômica e política.
A celebração, no entanto, não exalta a vitória militar, pois a guerra terminou com a derrota dos farroupilhas. Ainda assim a data remete à luta por autonomia, justiça e liberdade. O movimento deixou como legado os ideais de resistência e a valorização das tradições, tornando o 20 de setembro um símbolo do orgulho gaúcho.
Onde a data é comemorada?
O feriado é celebrado unicamente no território gaúcho: todas as cidades do estado aderem à pausa para homenagear o movimento.
Porto Alegre protagoniza um grande desfile tradicional e cada município também organiza eventos, sempre com participação intensa dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), que promovem e mantêm vivas as manifestações culturais.
Especificamente na capital gaúcha, a programação de 2025 inclui mais de 120 atrações culturais, shows, missas, apresentações de dança e música, além do tradicional desfile, que ocorre na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
O evento principal do dia 20 inicia com revista da tropa, seguido pelo desfile cívico-militar e, mais tarde, o desfile tradicionalista, aberto à comunidade e com premiação para os CTGs com maior número de cavalarianos.
Ao longo do mês, o Acampamento Farroupilha reúne milhares de pessoas no Parque Harmonia, proporcionando acesso gratuito a apresentações artísticas, rodas de chimarrão e inúmeras atividades tradicionalistas.
Singularidade da data
O feriado de 20 de setembro é estadual, estabelecido conforme a legislação que permite a cada estado brasileiro eleger uma "data magna". Os municípios, por sua vez, podem criar até quatro feriados locais, incluindo a Sexta-Feira Santa.
Fora do território gaúcho, algumas cidades com forte presença de descendentes realizam festejos alusivos, mas sem reconhecimento formal de feriado. Isso reforça a singularidade da data no contexto nacional.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: