A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) confirmou, na última segunda-feira, 10 de novembro, o lançamento de um novo concurso público que promete ser o maior já realizado pela instituição. O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri, anunciou que o certame ofertará no mínimo 200 vagas efetivas, abrangendo cargos de diferentes níveis e áreas de atuação.

O anúncio foi feito durante o quadro semanal "Papo Reto com Romeu", transmitido pelas redes sociais oficiais da Alece. Ao responder a um internauta sobre o quantitativo de vagas, Aldigueri destacou o compromisso de fortalecer o quadro funcional do Legislativo cearense.

"Queremos fazer o maior concurso público da história da Assembleia. No mínimo, implantaremos 200 vagas", afirmou o presidente.

A nova seleção deve contemplar áreas técnicas, administrativas e especializadas, e está prevista para ser lançada ainda no segundo semestre de 2025. Segundo o parlamentar, os trâmites internos estão avançados, incluindo a definição da banca organizadora, que deverá ser anunciada nas próximas semanas.

Veja a publicação no perfil do Instagram do deputado Romeu Aldigueri:

Déficit de servidores e renovação do quadro

O concurso surge em um momento de renovação do quadro funcional da Alece. De acordo com informações do jornalista Roberto Moreira, boa parte dos servidores atuais ingressou antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, quando o concurso público passou a ser requisito obrigatório para ingresso no serviço público. Com a proximidade da aposentadoria desses profissionais, há uma necessidade urgente de recomposição de pessoal.

Em declarações anteriores, Romeu Aldigueri já havia antecipado a intenção de realizar o concurso. Em julho de 2025, o presidente mencionou publicamente o andamento dos estudos para o novo edital.

Último concurso Alece

O último concurso público da Assembleia Legislativa do Ceará ocorreu em 2020, organizado pelo Cebraspe. Na época, foram ofertadas 100 vagas imediatas para os cargos de Técnico e Analista Legislativo, com remuneração inicial de até R$ 4.455,29.

A seleção contemplou cargos de nível médio e superior em diversas especialidades. Abaixo, confira a distribuição de vagas conforme o edital anterior:

Cargo/Área Vagas para ampla concorrência Vagas reservadas para candidatos com deficiência
Analista Legislativo - Administração 5 1
Analista Legislativo - Arquitetura e Urbanismo 4 1
Analista Legislativo - Biblioteconomia 1 *
Analista Legislativo - Ciências Contábeis 4 *
Analista Legislativo - Ciências Econômicas 1 *
Analista Legislativo - Consultoria Técnica Legislativa 9 1
Analista Legislativo - Controle Interno 4 *
Analista Legislativo - Design Gráfico 3 1
Analista Legislativo - Direito 22 2
Analista Legislativo - Engenharia Civil 5 *
Analista Legislativo - Engenharia Elétrica 3 *
Analista Legislativo - Informática 4 1
Analista Legislativo - Jornalismo 2 *
Analista Legislativo - Língua Portuguesa (Gramática Normativa e Revisão Ortográfica) 1 *
Analista Legislativo - Psicologia 3 *
Analista Legislativo - Publicidade e Propaganda 3 *
Técnico Legislativo 28 2

As provas foram aplicadas em Fortaleza, com etapas objetivas, discursivas e avaliação de títulos (esta última, exclusiva para cargos de nível superior).

Estrutura das provas

As avaliações seguiram o modelo tradicional adotado pelo Cebraspe, com provas de múltipla escolha e questões discursivas voltadas ao aprofundamento do conhecimento técnico.

Para cargos de nível superior, as provas foram estruturadas da seguinte forma:

Prova/Tipo Área de Conhecimento Número de Questões Caráter
(P1) Objetiva Conhecimentos Gerais 20 Eliminatório
(P2) Objetiva Conhecimentos Específicos 50 Eliminatório e Classificatório
(P3) Discursiva - - Eliminatório e Classificatório
(P4) Avaliação de Títulos - - Classificatório

Para cargos de nível médio, o formato foi semelhante, com duas provas objetivas:

Prova/Tipo Área de Conhecimento Número de Questões Caráter
(P1) Objetiva Conhecimentos Gerais 20 Eliminatório
(P2) Objetiva Conhecimentos Específicos 50 Eliminatório e Classificatório

As provas tiveram caráter eliminatório e classificatório, e exigiam do candidato domínio de temas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Legislação e Conhecimentos Específicos da área pretendida.