A consulta do IPVA RS 2024 já pode ser feita no site do Detran/RS. A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, SEFAZ/RS liberou os valores na manhã desta quarta-feira, 20. O IPVA desse ano terá uma redução média de -3,27% no valor, contando todos os tipos de veículos. Os automóveis terão redução maior, de -3,78%, enquanto Caminhões terão um pequeno aumento de +0,34% no imposto.

Agora, o desconto de antecipação será de 6% + a variação da UPF/RS (4,53%) para quem pagar até o dia 28 de dezembro de 2023. Depois, ele será de 6% até 31 de janeiro, de 3% até 29 de fevereiro e de 1% até 28 de março. No ano passado, quem optou por quitar o tributo até o final do ano garantiu um desconto maior de antecipação, de 10%.

Vale lembrar que para garantir o pagamento da antecipação sem a variação da UPF/RS o pagamento deve ser feito até o dia 28 de dezembro, pois os bancos não abrirão no dia 29 de dezembro para atendimento ao público.

Descontos do calendário do IPVA RS 2024 - Fonte: Sefaz/RS
Descontos do calendário do IPVA RS 2024 - Fonte: Sefaz/RS

A divulgação do calendário e dos prazos de parcelamento aconteceu hoje por meio de coletiva de imprensa, às 13h. Já é possível consultar o valor do imposto no site do IPVA RS. O calendário foi definido pela Receita Estadual e pela Sefaz-RS, assim como a definição dos descontos.

Ainda, para quem pagar até o final de 2023 não terá que arcar com a variação da UPF/RS (Unidade Padrão Fiscal) para 2024 - a variação da inflação que o governo cobra sempre na virada de cada ano para impostos e taxas. Isso pode dar uma redução de 4,53% (inflação do ano), totalizando cerca de 10,53% de desconto para quem optar pela antecipação até o dia 28 de dezembro de 2023.

O valor exato do IPVA pode ser consultado no site da SEFAZ/RS, por meio da placa e RENAVAM do veículo.

Desconto do Bom Motorista e Bom Cidadão

Os benefícios no valor do IPVA seguem e podem ainda ser maiores com outros descontos dados pelo governo, que são:

  • Desconto do Bom Motorista - até 15% para proprietários sem multas nos últimos 3 anos;
  • Desconto do Bom Cidadão, que garante mais 5% para quem teve 150 notas emitidas em seu CPF no ano calendário 2023 (até 31 de outubro).
Descontos do IPVA RS do Bom Motorista e Bom Cidadão
Descontos do IPVA RS do Bom Motorista e Bom Cidadão

Descontos para antecipação e cumulativos

Os descontos para antecipação ainda são vantajosos. Com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, incluindo o de antecipação com a variação da UPF/RS (10,53%), Bom Motorista (15%) e Bom Cidadão (5%), será possível obter uma redução expressiva de até 28,06% para quem pagar até dia 28/12.

Parcelamento em até 6 vezes

O parcelamento do IPVA RS 2024 deve ser solicitado até janeiro. Caso o dono do veículo não pague a primeira parcela dentro do mês de janeiro, o IPVA do ano não poderá ser parcelado.

Caso deixe de pagar as parcelas de fevereiro e março ou uma entre os meses de abril, maio e junho, o direito ao parcelamento será perdido e o vencimento voltará ao vencimento original em abril.

Descontos: os descontos referentes aos programas de Bom Motorista e Bom cidadão (Nota Fiscal Gaúcha) são aplicados a todos, independentemente da opção pelo parcelamento ou não.

Antecipação: os descontos pela antecipação são aplicados conforme o mês de pagamento da parcela ou da quitação. Por exemplo, caso seja feita a opção pelo parcelamento, na parcela de janeiro haverá desconto de 6% sobre ela. Em fevereiro e março, ele será de 3% e 1%, respectivamente.

Nas demais parcelas (4ª, 5ª e 6ª) não há desconto por antecipação.

Calendário IPVA RS

O calendário completo do IPVA RS 2024 saiu no dia 20/12 e a consulta dos valores estará disponível no site do Governo RS.

Veja o calendário de vencimento das placas:

Calendário IPVA RS 2024 - Fonte: SEFAZ/RS
Calendário IPVA RS 2024 - Fonte: SEFAZ/RS