Os cartórios de protesto em todo o Brasil estão introduzindo um novo serviço chamado "Avise-me!", que tem como objetivo informar empresas e cidadãos sempre que uma dívida for registrada em seus respectivos CPFs ou CNPJs. Essas notificações serão automáticas e não envolverão custos, disse o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), criador da ferramenta.

Após efetuar o registro, as notificações serão encaminhadas por meio de mensagens de texto (SMS) ou por e-mail, sempre que uma dívida for registrada no CPF ou CNPJ da empresa, independentemente de qual dos 3.760 cartórios de protesto do Brasil tenha realizado o registro.

Essa iniciativa abrange todas as formas de registro de dívidas, sejam elas em formato físico ou digital, e está disponível nos 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Segundo informações do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), a principal finalidade dessa medida é evitar golpes e proporcionar tanto às empresas quanto às pessoas físicas uma notificação prévia sobre qualquer dívida que esteja sendo registrada em seu nome.

Dessa forma, os devedores terão a oportunidade de quitar seus débitos antes que isso resulte em restrições ao seu crédito. A iniciativa busca oferecer uma camada de proteção adicional em um cenário onde vazamentos de dados na internet, golpes e fraudes são frequentes.

Como se cadastrar na plataforma "Avise-me!"?

Para acessar este serviço, é necessário realizar um processo de adesão, cadastrar o CPF ou CNPJ no site Pesquisa Protesto, podendo concluir a solicitação através da assinatura digital Gov.br

Além disso, a adesão também pode ser feita utilizando um certificado digital e-CPF ou e-CNPJ, em conformidade com o padrão ICP Brasil.

Veja o passo a passo:

  • Acesse o site Pesquisa Protesto;
  • Preencha os dados como nome completo, CPF/CNPJ, e-mail, contato e senha;
  • Após, é necessário adicionar os dados bancários, como banco, agência bancária e número da conta;
  • Depois, clique na opção "Avise-me" e conclua o cadastro.