O governo federal iniciou a renovação de seu quadro funcional. Nesta semana, três órgãos federais, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), oficializaram a convocação e nomeação de candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).
As publicações constam no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8 de maio, e integram um processo amplo iniciado no último dia 5, com a autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para nomear mais de 4.300 aprovados.
Convocações CNU: IBGE
O IBGE convocou candidatos para quatro cargos técnicos de alta especialização: Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; Tecnologista; Pesquisador; e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas.
Esses profissionais atuarão em áreas essenciais para o planejamento e produção de dados estatísticos e geográficos do país. Para facilitar a distribuição dos novos servidores, o IBGE disponibilizou o chamado "Sistema de Alocação", uma plataforma informatizada onde os convocados poderão indicar suas preferências entre as localidades listadas nos editais.
O processo de admissão será totalmente digital. Fique atento à caixa de entrada do e-mail utilizado para se inscrever no CPNU. Você receberá uma notificação com as orientações para iniciar o processo de admissão. No site www.gov.br/sougov o aprovado vai precisar completar seus dados cadastrais, enviar a documentação exigida e preencher o seu Perfil Profissional.
Um gestor vai conferir suas informações. Se precisar de algum ajuste, você será avisado. Se estiver tudo certo, sua admissão será aprovada. Assim que o cadastro for finalizado, você assina o Termo de Posse direto no app, com segurança garantida pela autenticação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Seu cadastro será incluído nos sistemas oficiais de gestão de pessoal e sua documentação ficará disponível automaticamente no seu Assentamento Funcional Digital (AFD).
Convocações CNU: INEP
Já no INEP, o foco está na área educacional. Foram nomeados os aprovados para o cargo de Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais, com vagas nos blocos 2, 5 e 7 do certame. Os novos servidores devem seguir os trâmites exigidos para posse, incluindo o envio da documentação pela plataforma digital SouGov.br e a realização da inspeção médica oficial, indispensável para obtenção do atestado de aptidão física e mental.
Convocações CNU: MDIC
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por sua vez, oficializou a nomeação de aprovados para os cargos de Analista Técnico Administrativo e Economista — ambos previstos nos blocos 6 e 7 do concurso. Assim como nos outros órgãos, o processo de posse exige o envio digital da documentação, além do cumprimento das etapas médicas e administrativas previstas em norma.
As nomeações fazem parte de um conjunto mais amplo de ações coordenadas pelo MGI para recompor os quadros de servidores do Executivo Federal. Segundo o próprio Ministério, a autorização divulgada no fim de abril contempla um total de 4.330 nomeações nesta primeira leva, resultado direto da primeira edição do CNU — um modelo inédito de concurso público que unificou a seleção de 21 órgãos e autarquias federais.
CNU: um novo modelo de seleção
Lançado com o objetivo de democratizar o acesso aos concursos públicos federais e dar mais eficiência ao processo seletivo, o Concurso Nacional Unificado 2024 ofereceu 6.640 vagas de níveis médio e superior. As oportunidades foram divididas em oito blocos temáticos, com provas aplicadas simultaneamente em 228 municípios brasileiros no dia 18 de agosto. A estrutura inovadora do CNU permitiu que candidatos escolhessem áreas de interesse dentro de temas estratégicos do governo, como saúde, educação, tecnologia e infraestrutura.
Confira abaixo a distribuição das vagas por bloco temático:
- Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas
- Bloco 2 - Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas
- Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas
- Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas
- Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas
- Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas
- Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas
- Bloco 8 - Nível Intermediário (nível médio): 692 vagas
Os salários iniciais variam conforme o cargo e a formação exigida, indo de R$ 5.866,69 (caso do Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE) a R$ 22.921,71 (como é o caso do Auditor Fiscal do Trabalho).
Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no CNU, um número expressivo que consolidou o modelo como uma das maiores seleções públicas já realizadas no Brasil.
Próxima edição já confirmada para 2025
A ministra Esther Dweck anunciou no fim de abril que o Concurso Nacional Unificado terá uma nova edição em 2025. O próximo concurso ofertará 3.352 vagas em 35 órgãos e entidades federais. Segundo a ministra, o novo certame trará uma distribuição equilibrada entre vagas de provimento imediato e cargos em carreiras transversais, permitindo maior mobilidade dos servidores entre os órgãos.
Das vagas previstas:
- 1.172 serão para provimento imediato, todas de nível superior;
- 2.180 serão divididas entre cargos de nível superior (1.672) e nível médio (508).
O edital está previsto para ser publicado em julho de 2025, com aplicação de provas objetivas marcada para 5 de outubro e provas discursivas no dia 7 de dezembro. A divulgação dos resultados finais deve ocorrer em fevereiro de 2026.
Quais cargos estão sendo convocados da 1ª edição do CNU?
Nesta semana, três órgãos federais — IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) — oficializaram a convocação e nomeação de candidatos aprovados na primeira edição do CNU.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.