Buscando se preparar para o Concurso Nacional Unificado e deseja ter acesso a todas as informações relevantes? O Ministério da Gestão e Inovação tem se empenhado em disponibilizar dados essenciais sobre o concurso e orientações valiosas para uma preparação eficaz.

Nesta última quinta-feira, dia 21 de dezembro, o ministério, por meio do Programa Tome Nota, publicou um vídeo no youtube trazendo informações e dicas acerca do concurso, além de possíveis temas que poderão ser cobrados na prova.

O programa foi desenvolvido como um guia para candidatos interessados em participar da seleção, oferecendo orientações sobre como começar os estudos e fornecendo informações sobre as datas mais relevantes do certame.

Veja o vídeo completo abaixo:

Vídeo incorporado do YouTube

Dicas importantes

Conforme o vídeo publicado no Youtube, a primeira dica apresentada é que o candidato realize a leitura do Guia Referencial para Concursos Públicos. Conforme a entrevistada e servidora pública, Rosi Alves:

Para quem está estudando para o Concurso Nacional Unificado, eu indico fortemente a leitura do Guia Referencial do Concurso Público, que lá dispõe sobre conteúdos básicos que são motivados para que aconteça nos concursos públicos, e você pode ter acesso até ao edital do IPEA, que é um edital que acabou de ser publicado, a prova vai ser em fevereiro, mas você já pode internalizar aqueles conteúdo que estão no edital, que também é da banca Cesgranrio"

O documento foi criado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e através dele o candidato poderá conhecer conteúdos básicos e transversais cobrados na prova.

- Clique aqui para acessar o Guia Referencial

Conforme a página 147 do Guia Transversal, as provas objetivas devem ser compostas por Eixos de Conhecimentos Básicos e Transversais, estes por sua vez, compreenderão:

  • Eixo Básico: Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Quantitativo.
  • Eixo Transversal: Resolução de problemas com base em dados; Foco nos resultados para os cidadãos; Mentalidade digital; Comunicação; Trabalho em equipe; Orientação por valores éticos; Visão sistêmica; Diversidade, inclusão e direitos humanos; Ethos público, o compromisso com o interesse público; Conhecimento sobre a realidade brasileira, políticas públicas e desenvolvimento nacional.
  • Específico.

Já a prova discursiva, que ocorre no mesmo dia da objetiva, deve ser sobre temas ligados à área pretendida. Conforme a servidora Rosi Alves, é possível que ocorra ainda estudo de caso:

A sua área de interesse, olha no site do órgão que você tem interesse. Você quer ser Auditor Fiscal do Trabalho, por exemplo, dá uma olhada no site do Ministério do Trabalho e Emprego; você quer fazer o concurso para a Funai, dá uma olhada no site da Funai, veja o que está acontecendo. Porque a discursiva vai trazer o conhecimento prático, a aplicação do seu conhecimento nas diversas disciplinas na aplicação de um estudo de caso, por exemplo. Então saber o que está acontecendo na área de atuação que você pretende fazer o CNU é uma dica fundamental"

O Ministério da Gestão e Inovação já havia confirmado que as provas de seleção do CNU serão aplicadas em duas etapas, no mesmo dia, seguindo a seguinte estrutura:

  • Provas objetivas com matriz curricular comum a todos os candidatos; e
  • Provas objetivas específicas e dissertativas por áreas de atuação governamental/blocos temáticos.

As provas ocorrem em 217 cidades espalhadas por todo o país. Poderá haver ainda etapas adicionais, como avaliação de títulos, entrevista oral, apresentação de memorial ou participação em curso de formação, poderão ser incluídas conforme determinação do órgão e ministério responsáveis.

Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado - CNU surgiu com a ideia de centralizar o processo de contratação de servidores em 22 órgãos e entidades do Executivo Federal. A seleção, de nível nacional, pretende preencher 6.640 vagas em diversas áreas.

As inscrições iniciam no dia 19 de janeiro e seguem até o dia 09 de fevereiro de 2024, através do site da empresa organizadora do certame - https://www.cesgranrio.org.br/. O edital está previsto para ser divulgado no dia 10 de janeiro de 2024.

Veja os órgãos e as vagas que farão parte da seleção:

Instituições Vagas
Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai 502
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA 742
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA 440
MGI e transversais 1480
Ministério da Saúde - MS 220
Auditores Fiscais do Trabalho - MTE 900
Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ 30
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC 110
Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC 40
Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel 40
Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS 35
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 895
Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP 130
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTI* 296
Ministério da Cultura - MINC 50
Advocacia-Geral da União - AGU 400
Ministério da Educação - MEC 70
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - MDHC 40
Ministério dos Povos Indígenas - MPI 30
Ministério do Planejamento e Orçamento - MPO 60
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep 50
Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet 80
TOTAL 6.640

Os candidatos poderão concorrer a diversos cargos, desde que façam parte do mesmo bloco temático. O ministério já confirmou que serão oito blocos por área de atuação:

  • Administração e Finanças Públicas;
  • Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  • Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
  • Trabalho e Previdência;
  • Dados, Tecnologia e Informação Pública;
  • Nível intermediário.

Cronograma Atualizado - CNU

  • 10 de janeiro de 2024 - publicação do edital;
  • 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024 - prazo de inscrições;
  • 29 de fevereiro de 2024 - divulgação dos dados finais de inscrições;
  • 29 de abril de 2024 - divulgação do Cartão de Confirmação;
  • 05 de maio de 2024 - aplicação da prova;
  • 03 de junho de 2024 - resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas/redação;
  • 30 de julho de 2024 - divulgação final dos resultados;
  • 05 de agosto de 2024 - início da convocação para posse e Cursos de Formação.