Embora a Black Friday tenha suas raízes nos Estados Unidos, o evento já é conhecido aqui no Brasil, movimentando o setor de varejo e proporcionando aos consumidores a oportunidade de aproveitar grandes descontos sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Ela acontece no próximo dia 24/11, pois na próxima sexta-feira já será dezembro.

Vale sempre ficar atento para não ser vítima da chamada "black fraude", prática que tem sido objeto de crescentes denúncias por parte de órgãos de defesa do consumidor todos os anos.

A Black Friday é uma oportunidade para aqueles consumidores que pretendem adquirir produtos com descontos especiais. Porém, mesmo diante das ofertas tentadoras, os consumidores devem realizar uma pesquisa cuidadosa para garantir que os descontos anunciados sejam mesmo reais.

Golpes na Black Friday

Não é surpresa que a Black Friday seja propícia a golpes. Pesquisadores dizem que a incidência de fraudes nessa época sejam até 82% maiores durante o evento em comparação com outras épocas do ano.

Golpes como phishing pelo WhatsApp e sites fraudulentos tendem a iludir os consumidores, resultando em danos como roubo de dados, perda financeira e outros prejuízos. Portanto, é crucial adotar medidas preventivas e estar atento às ofertas e promoções para evitar armadilhas.

Dicas para não cair na "Black Fraude"

Veja algumas dicas importantes para evitar cair em armadilhas durante a Black Friday:

  • Pesquise ofertas meses antes: Inicie sua pesquisa daquele produto desejado sempre em meses anteriores, fazendo registros dos preços e anotando a média geral do produto. Isso proporcionará uma base de comparação durante a Black Friday para saber se realmente há um bom desconto.
  • Peça a lista de preços da loja: Em alguns estados, é possível solicitar a lista de preços dos produtos. Essa ferramenta ajuda a verificar se os descontos são reais.
  • Saiba o que é realmente ofertado: Esteja atento a possíveis reduções substanciais de preço que possam vir acompanhadas de uma diminuição na quantidade, qualidade do produto ou alterações nas configurações de serviços. Às vezes algum produto tem apenas uma letra de mudança na descrição do modelo, mas suas características são muito diferentes daquele desejado.
  • Direitos mantidos sempre: Lembre-se de que, mesmo durante a Black Friday, seus direitos como consumidor são preservados. Em caso de descumprimento de prazos, garantias ou produtos defeituosos, acione o PROCON.
  • Atente-se às compras na internet: Compras online possuem normas específicas, incluindo o direito de arrependimento. Certifique-se de entender as condições, especialmente ao comprar de sites estrangeiros sem representação no Brasil.
  • Além de não comprar, denuncie promoções artificiais: Se identificar práticas enganosas, além de não realizar a compra, denuncie aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
  • Cuidado com seus dados de pagamento: Nunca envie via Whatsapp dados de seu cartão de crédito, tampouco passe eles via contato telefônico. Fique atento para não ter seu cartão utilizado por outras pessoas, gerando prejuízos irreparáveis. Acesse o app do seu banco diariamente e acompanhe os gastos do cartão. Qualquer compra suspeita, bloqueie seu cartão e entre em contato com a bandeira operadora de imediato.

    A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para economizar, desde que os consumidores estejam munidos de informações e cautela. Fique atento, siga essas dicas e faça suas compras de forma consciente e segura.

    Além disso, essa é uma época para aproveitar já para fazer as compras de Natal. Como a demanda é muito grande, a entrega pode demorar semanas. Assim, se organize já para receber o produtos somente em meados de Dezembro, tendo em vista que transportadoras podem atrasar seu pedido pela alta demanda.