O aguardado concurso da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) recebeu oficialmente a autorização, conforme a portaria emitida pela ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 19 de julho.

Desde fevereiro, a realização desse certame já era considerada uma meta para 2023. Segundo o documento, o edital será divulgado dentro de um prazo de seis meses, ou seja, até meados de janeiro, mas deve vir antes.

O concurso ANAC disponibilizará um total de 70 vagas apenas para o cargo de Especialista em regulação de aviação civil. Os candidatos deverão possuir formação de nível superior para concorrer.

Créditos: Divulgação/DOU
Créditos: Divulgação/DOU

Tabela de remuneração para o cargo

Com o reajuste de 9% para os salários dos servidores do Poder Executivo que foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 26 e entrou em vigor no dia 1º de maio de 2023, o novo valor do salário inicial da carreira de Especialista da ANAC é de R$ 16.413,35.

Créditos: Divulgação/Governo Federal
Créditos: Divulgação/Governo Federal

Conforme mencionado no documento, a realização das provas está programada para ocorrer dois meses após a publicação do edital de abertura das inscrições. Veja a publicação oficial do concurso ANAC:

Créditos: Divulgação/DOU
Créditos: Divulgação/DOU

Último concurso ANAC foi em 2015

No último concurso da ANAC, realizado em 2015, foram oferecidas 150 vagas para cargos de níveis médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 11.974,49. Naquela ocasião, a Esaf foi a banca organizadora.

Para os candidatos com ensino médio, as opções disponíveis foram:

  • Técnico Administrativo: 15 vagas.
  • Técnico em Regulação de Aviação Civil: 45 vagas.

Já para os candidatos com ensino superior, as oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:

  • Analista Administrativo: 25 vagas.
  • Especialista em Regulação Civil: 65 vagas.

Para o cargo de Especialista, as áreas de formação foram organizadas da seguinte maneira:

  • Área 1 (24 vagas): qualquer área de formação.
  • Área 2 (18 vagas): engenharia mecânica, engenharia aeronáutica ou engenharia de produção.
  • Área 3 (7 vagas): economia ou ciências contábeis.
  • Área 4 (10 vagas): engenharia civil, engenharia de produção ou arquitetura.
  • Área 5 (6 vagas): aceitas candidaturas de qualquer área, desde que o candidato possua licença de piloto de linha aérea ou de linha de helicóptero, juntamente com um Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido ou um Certificado de Capacitação Física (CCF) válido e um Certificado de Habilitação Técnica (CHT).