Vem aí um novo concurso público na Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul (concurso Brigada RS). A corporação divulgou nesta segunda-feira, 08 de novembro, no Diário Oficial do Estado, a licitação com escolha da banca para a realização do próximo concurso público.

30/11/2021
30/12/2021
30/01/2022
R$ 4.689,23
4.000
01/02/2022
Anexos

O concurso ficará a cargo da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - Fundatec e terá 4.000 vagas para o cargo de Soldado Militar Estadual. O vencimento inicial da graduação de Soldado da Brigada Militar é atualmente de R$ 3.760,54.

O novo concurso público deve seguir o último e será composto por 4 fases, sendo elas:

  • Exame Intelectual, de caráter eliminatório e clássificatório;
  • Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Fase Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório;
  • Exame Psicológico, de caráter eliminatório, que será composto de duas etapas: Testagem Coletiva e Entrevista Individual.

Ainda não há data definida para lançamento do edital. Veja a escolha da banca para o novo concurso:

Autorização para novo concurso na Brigada Militar-RS em 2022
Autorização para novo concurso na Brigada Militar-RS em 2022

Requisitos para concorrer ao cargo de Soldado

Para participar do próximo concurso, o candidato deverá atender as exigências de ingresso na carreira. No último concurso, promovido em 2017, foi exigido:

  • Ensino médio completo;
  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos até o último dia de inscrições;
  • Altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino;
  • Carteira Nacional de Habilitação na Categoria "B";
  • Não ter antecedentes criminais, entre outros requisitos.

Etapas e Provas

Na última seleção dos candidatos, o concurso teve:

- Exame Intelectual (prova objetiva) com 50 questões de língua portuguesa, matemática, direitos humanos e cidadania, legislação específica, conhecimentos gerais e informática;
- Exame de Saúde;
- Exame de Capacitação Física;
- Exame Psicológico composto por duas etapas obrigatórias, sendo Testagem Coletiva e Entrevista Individual.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo em dezembro de 2017.

Ficha do concurso Brigada Militar RS

Últimos concursos e seleções

Brigada Militar-RS: Monitor Cívico Militar

Um processo seletivo aberto pela BM visa o preenchimento de 100 vagas no Programa Mais Efetivo para militares estaduais que queiram exercer funções de Monitor Cívico Militar. Os policiais atuarão em escolas que necessitem de proteção e estes deverão acompanhar, proteger e auxiliar a todos os alunos e professores

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 11 de outubro e 09 de novembro de 2021, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.brigadamilitar.rs.gov.br.

Processo Seletivo Brigada Militar-RS para Soldados e Oficiais de Saúde

Outra seleção aberta recentemente pela Brigada-RS teve editais que tinham por objetivo preencher 190 vagas para Oficiais de Saúde Temporários (OST) e para Soldados de Saúde Temporários (PST) da BM-RS. Um dos editais contou com 45 vagas para Oficiais de Saúde Temporário no cargo de 1º Tenente, sendo 16 vagas para Médicos e 29 para Enfermeiros.

Já o segundo edital contou com 145 vagas para Soldados Temporários da área de Saúde (PST) no cargo de Técnico de Enfermagem.

Anexos