O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU-ES) acaba de anunciar que fará um novo concurso público em breve. A presidência do CAU/ES publicou no Diário Oficial do Estado o extrato de contratação da empresa que irá executar o certame (banca examinadora).

Segundo o documento publicado na terça-feira, 16 de maio, o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) foi escolhido para o novo concurso do CAU ES e vai prestar o serviço técnico-especializado na realização, coordenação, organização, planejamento e execução da seleção.

O contrato foi assinado após processo de inexibilidade de licitação e terá prazo de seis meses. Confira abaixo os documentos que saíram no Diário Oficial do ES nesta semana:

Presidência do CAU ES divulga resultado do processo de escolha da banca IADES - Reprodução
Presidência do CAU ES divulga resultado do processo de escolha da banca IADES - Reprodução
Extrato do contrato da banca IADES para novo Concurso CAU 2023 - Reprodução
Extrato do contrato da banca IADES para novo Concurso CAU 2023 - Reprodução

O último concurso do CAU ES foi realizado há dez anos, em 2013, também pela banca Iades e ofereceu vagas para diversos cargos de nível médio e superior, como Assistente em Administração e Analista. Saiba mais abaixo!

Concurso CAU 2023: Edital em breve

Os documentos relativos ao contrato nº 13/2023 não estavam disponíveis no portal do CAU/ES, até a edição desta matéria, em trâmites normais quando da contratação de banca examinadora, então ainda não é possível saber quais os cargos que serão ofertados no próximo edital.

Dessa forma, é preciso ficar atento e seguir acompanhando portais oficiais e sites de concursos públicos para ficar sabendo de novidades no Concurso CAU 2023.

Com a escolha da banca examinadora, o próximo passo será a publicação do edital de abertura do certame no Diário Oficial e pela banca Iades, que deve ocorrer em breve.

Reprodução/Ache Concursos
Reprodução/Ache Concursos

Concurso CAU ES 2023 - Resumo

  • Situação: banca contratada em maio de 2023
  • Banca: Iades
  • Prazo do contrato: seis meses
  • Cargos: a divulgar
  • Salários: a divulgar
  • Último edital: 2013 - veja abaixo

Sobre o CAU ES

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é uma autarquia federal presente em todo o território nacional, constituída pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados (tais como o CAU ES) e do Distrito Federal (CAU/UF), criados pela Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que também regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país.

Atualmente, o CAU/ES está sediado na capital do estado (Vitória), possuindo mais de 4 mil profissionais registrados, segundo dados atualizados de 2022.

O CAU ES afirma que sua missão é "estimular o desenvolvimento profissional, ampliando a percepção da sociedade sobre o papel do Arquiteto Urbanista e tornando a profissão relevante e essencial para a população".

Último conurso do CAU ES: Veja o edital

O último concurso público do CAU ES - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo foi realizado em 2013 pela banca Iades, com provas aplicadas em 24 de novembro na capital do estado. Em 2017, houve uma retificação.

O último edital do CAU ES ofertou 10 vagas de preenchimento imediato e 115 vagas para cadastro de reserva, totalizando 125 oportunidades na área de arquitetura.

Na verdade, houve vagas para para empregos de nível superior e médio. Na época, dez anos atrás, os salários ficavam entre R$ 2.416,00 e R$ 4.068,00. Confira o quadro de vagas:

Último Concurso CAU ES
Analista de Finanças
1 vaga + 15 vagas para cadastro reserva
Analista de TI
1 vaga + 15 vagas para cadastro reserva
Assistente Administrativo
4 vagas + 45 vagas para cadastro reserva
Analista de Fiscalização
2 vagas + 20 vagas para cadastro reserva
Analista Técnico
2 vagas + 20 vagas para cadastro reserva
Fonte: IADES

Em 9 de maio de 2023, o Portal da Transparência do CAU ES atualizou o quadro de convocações no último concurso, mostrando também os servidores que foram desligados e que desistiram dos cargos (veja aqui). Ao todo, 28 pessoas foram convocadas, segundo a Gerencia Administrativa Financeira.