Na última terça-feira, 31 de outubro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou em suas redes sociais que o Cebraspe será a banca responsável pelo novo concurso da Polícia Civil de Pernambuco, com um total de 445 vagas.

O Cebraspe será encarregado de receber inscrições e administrar as etapas da seleção, incluindo as provas objetivas. Raquel Lyra também divulgou o cronograma previsto para a publicação do edital e a realização das provas do concurso, sendo:

  • dia 15 de dezembro de 2023 a publicação do edital
  • dia 25 de fevereiro de 2024 a aplicação das provas.

Veja a publicação feita no Twitter:

Vagas e requisitos concurso PC-PE

A oferta de vagas no concurso PC-PE será dividida da seguinte forma:

  • 45 vagas para o cargo de delegado;
  • 250 vagas para o cargo de agente;
  • 150 vagas para o cargo de escrivão.

Para todas essas posições, é necessário possuir um diploma de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria 'B'. No caso específico do cargo de delegado, é necessário ainda ter bacharelado em Direito e experiência jurídica mínima de três anos.

Os salários atuais para essas posições ainda não foram divulgados. Além do concurso da Polícia Civil, o governo de Pernambuco também está preparando concursos na Polícia Militar.

Novos concursos autorizados

Há autorização para o preenchimento de 2.700 vagas na Polícia Militar e 660 vagas no Corpo de Bombeiros. Nestes casos, o Instituto AOCP será a banca organizadora dos concursos, com editais previstos para novembro e provas em janeiro.

As autorizações oficiais para os concursos da Segurança Pública de Pernambuco foram publicadas no Diário Oficial em 1º de agosto. A governadora Raquel Lyra já havia adiantado essa autorização em 31 de julho durante o lançamento do programa "Juntos pela Segurança".

Último concurso PC-PE

O último concurso da Polícia Civil de Pernambuco ocorreu em 2016, também com o Cebraspe como banca organizadora. Na ocasião, foram oferecidas 650 vagas, incluindo 100 para delegado, 50 para escrivão e 500 para agente de polícia. Os salários chegavam a R$ 12.229,81, incluindo gratificações.

O concurso contou com várias etapas, incluindo provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico, investigação social e curso de formação. Para o cargo de escrivão, também foi realizado um exame prático de digitação.

As provas objetivas para os cargos de agente e escrivão incluíram 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.

Em Conhecimentos Gerais, os candidatos foram avaliados em Língua Portuguesa e Noções de Informática.

Já em Conhecimentos Específicos, os tópicos incluíram Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal, além de Atualidades, que foi testada na prova discursiva.

O teste de aptidão física (TAF) incluiu exercícios como flexão de braço na barra fixa (para homens) ou estático de barra (para mulheres), impulsão horizontal, natação e corrida de 12 minutos.