Saiu no Diário Oficial da União desta terça-feira de 17 de maio a Resolução Nº 6 de 13 de Maio que aprova o Regulamento do novo concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. A publicação do regulamento é mais um passo para o lançamento de um novo edital.

27/11/2023
26/12/2023
18/02/2024
R$ 12.812,66
100
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A novidade para o próximo concurso do DNIT será a adição do curso de formação aos aprovados. O regulamento não informa quais cargos serão ofertados, apenas as etapas de seleção dos candidatos.

Agora, um grupo de trabalho deverá ser criado para levantar os cargos e vagas a serem preenchidas. Mesmo com autorização neste ano, o edital deve ficar para 2023.

O próximo concurso público do DNIT compreenderá duas etapas, sendo:

  • primeira etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.
  • segunda etapa consistirá em Programa de Formação, de caráter eliminatório.

As provas objetivas e discursivas devem ser aplicadas a todos, ficando a avaliação de títulos restrita aos cargos de nível superior. Para Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, poderá ser exigido ainda exame de habilidade específica durante a primeira etapa de provas.

Cargos e salários do DNIT

Segundo o portal de transparência do Governo, os salários no DNIT variam de R$ 4.956 a R$ 11.754. Confira:

  • Técnico Administrativo (nível médio) - R$ 4.956,57
  • Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes (nível médio/técnico) - R$ 5.634,40
  • Analista Administrativo (nível superior) - R$ 9.444,63
  • Analista em Infraestrutura de Transportes (nível superior) - R$ 11.754,43

- Veja o regulamento do próximo concurso do DNIT

DNIT teve concurso há 10 anos

O último concurso do DNIT ocorreu entre 2012 e 2013. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu 1.200 vagas com salários na época entre R$ 2.507,30 e R$ 7.815,81.

A coordenação do concurso esteve a cargo da extinta Escola de Administração Fazendária (ESAF). Foram 117.732 inscritos para as 1.200 vagas ofertadas, gerando uma concorrência média de 98 candidatos por vaga. A lista completa por estados pode ser conferida aqui.

O concurso público foi destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos de nível médio e superior em várias regiões do país.

Para nível superior as vagas envolveram cargos de Analista em Infraestrutura de Transportes nas seguintes especialidades: Ambiental (25), Geoprocessamento (7) e Engenharia Civil (147) com remuneração de R$ 7.815,81.

Ainda de nível superior, vagas de Analista Administrativo nas áreas Contábil (35), Tecnologia da Informação (10) e Administrativa (65) tinham vencimentos de R$ 5.408,21.

Para nível médio com curso técnico em qualquer área haviam vagas de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes nas especialidades de Laboratório (74) e Topografia (89), com salário de R$ 3.545,88.

Exigindo apenas nível médio as chances eram de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes na especialidade de Estradas (604 vagas), com inicial de R$ 3.545,88; e Técnico Administrativo (144 vagas), que pagava R$ 2.507,30.

As vagas foram distribuídas entre unidade sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Brasília, Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR/RJ) e Superintendências localizadas nos estados de AL, AM/RR, BA, CE, ES, GO/DF, MA, MG, MS, MT, PA/AP, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO/AC, RS, SC, SE, SP e TO.

Os candidatos foram avaliados por duas provas objetivas e uma prova discursiva para todos os cargos. A validade do concurso foi de 1 ano, prorrogado por mais 1.

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