Com o fim da validade do último concurso para Técnico do seguro social, cresce entre concurseiros a expectativa por um novo edital para um dos cargos mais procurados do serviço público federal. A função, que exige apenas nível médio, é a porta de entrada para milhares de candidatos que sonham em ingressar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e representa a base operacional do órgão.
Apesar disso, o cenário para uma nova seleção ainda é de incerteza. Em 2025, o INSS participa do Concurso Nacional Unificado (CNU), mas apenas com vagas para Analista do seguro social, cargo de nível superior com exigência de graduação em áreas específicas como Administração, Contabilidade, Direito, Estatística e Tecnologia da Informação. O Técnico, responsável pelo atendimento direto ao público e pela análise de processos e benefícios, ficou de fora da seleção unificada.
Situação atual e motivo da expectativa
O último edital para técnico do INSS foi publicado em 2022, oferecendo 1.000 vagas imediatas. A homologação ocorreu em março de 2023 e a validade se encerrou em março de 2024, sem prorrogação. Isso significa que o órgão está oficialmente sem cadastro de reserva para reposição de servidores neste cargo.
Como a demanda por atendimento e análise de processos continua crescendo, a necessidade de reposição é urgente. A falta de novos técnicos afeta diretamente a agilidade do INSS na concessão de benefícios e no atendimento à população.
Pedido de novo concurso já foi enviado
Para enfrentar o déficit, o INSS já encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) um pedido para realização de um novo concurso. O documento solicita 7 mil vagas para técnico do seguro social (nível médio).
A solicitação, assinada pela chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção, Simone Maria, está em análise no MGI. Como o INSS não possui autonomia para abrir concursos, a autorização do ministério é condição essencial para a publicação do edital.
Se o pedido for aceito nos termos atuais, o novo concurso poderá se tornar um dos maiores da esfera federal, com vagas distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal.
Pode ser fora do CNU?
Embora o CNU tenha sido adotado como modelo para diversas seleções federais, não há obrigatoriedade de que todos os concursos passem por esse formato. O cargo de técnico do INSS, tradicionalmente com grande número de vagas e distribuição nacional, pode ser autorizado como processo seletivo próprio, caso o MGI entenda que essa estrutura é mais adequada.
Se o aval for dado ainda em 2025, há possibilidade de publicação do edital no primeiro semestre de 2026. Isso daria aos candidatos tempo extra para preparação, um fator estratégico, considerando que o conteúdo programático deve manter foco intenso em legislação previdenciária e atendimento ao público.
Como foi o último concurso para técnico do INSS?
No edital de 2022, a prova objetiva aplicada para os mais de 1 milhão de inscritos contou com 120 questões de múltipla escolha, sendo:
Conhecimentos Básicos (50 questões)
- Língua Portuguesa
- Ética no Serviço Público
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Raciocínio Lógico
- Noções de Informática
Conhecimentos Específicos (70 questões)
- Seguridade Social
- Benefícios previdenciários
- Regimes próprios e gerais de previdência
- Legislação do INSS e normas aplicáveis ao cargo
Critérios de aprovação:
- Pelo menos 10 pontos em Conhecimentos Básicos
- Pelo menos 21 pontos em Conhecimentos Específicos
- Nota mínima de 36 pontos no total
1.000
16/09/2022
04/10/2022
R$ 5.905,79
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: