O Instituto Benjamin Constant (IBC), uma das instituições mais respeitadas do país na área da educação especializada para pessoas com deficiência visual, terá realização de seu novo concurso público em breve. Apesar de ter sido convidado a integrar a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), o IBC optou por não participar da iniciativa coordenada pelo Governo Federal. A decisão foi motivada pela urgência em recompor o seu quadro funcional, especialmente em áreas técnicas e docentes.
A confirmação da realização do certame veio com a publicação do Extrato de Contrato Nº 8 no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27 de maio.
O documento oficializa o Instituto AOCP como organizador responsável por todas as etapas do processo seletivo. O contrato entre as partes foi assinado no dia 23 de maio e terá validade até maio de 2026, indicando que o cronograma do concurso deve ser divulgado em breve, com edital previsto para ser lançado a qualquer momento.
Distribuição das vagas
O concurso contará com 15 vagas ao todo, distribuídas entre os níveis médio e superior. Os salários iniciais variam de R$ 2.667,16 para o cargo técnico a R$ 4.556,92 para os cargos de nível superior, com jornadas de 40 horas semanais. A expectativa é de que cerca de 2 mil candidatos participem do processo seletivo. Veja os cargos:
- Nível médio:
- Técnico de Tecnologia da Informação: 1 vaga
- Nível superior:
- Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT): 13 vagas
- Analista de Tecnologia da Informação: 1 vaga
Etapas do concurso IBC
Segundo o projeto básico divulgado, o concurso será composto por três etapas principais, com variações conforme o cargo:
- Prova objetiva (eliminatória e classificatória) — para todos os cargos
- Prova didática (eliminatória e classificatória) — exclusiva para o cargo de Professor EBTT
- Prova de títulos (classificatória) — também exclusiva para o cargo de Professor EBTT
As provas objetivas contarão com 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- 20 questões de Língua Portuguesa
- 10 questões de Legislação
- 20 questões de Conhecimentos Específicos
A aplicação das provas será realizada exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver nota mínima de 60 pontos.
Prova Didática
A Prova de Desempenho Didático, voltada para os professores, consistirá em uma simulação de aula com duração de 20 a 30 minutos, a ser apresentada diante de uma banca avaliadora composta por até cinco membros.
Os candidatos terão acesso prévio a uma lista com até 10 temas sorteáveis, relacionados ao conteúdo programático da disciplina. O sorteio do tema específico ocorrerá com 24 horas de antecedência da apresentação. A nota mínima para aprovação nesta etapa também será de 60 pontos.
Prova de Títulos
A avaliação de títulos para o cargo de Professor EBTT terá valor máximo de 100 pontos, conforme tabela publicada pelo IBC, que considera três critérios principais:
Titulação acadêmica (máximo de 60 pontos): Doutorado: 60 pontos / Mestrado: 40 pontos e Especialização: 20 pontos. Só será computada a maior titulação.
Experiência profissional (máximo de 20 pontos): 1 ponto por semestre de docência em cursos regulares reconhecidos pelo MEC; Cursos na área de atuação (máximo de 20 pontos) e cursos na área da deficiência visual, com carga mínima de 40 horas: 5 pontos por curso.
Quantas vagas serão abertas no novo concurso IBC 2025?
O concurso contará com 15 vagas ao todo, distribuídas entre os níveis médio e superior. A confirmação da realização do certame veio com a publicação do Extrato de Contrato Nº 8 no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27 de maio.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.