Acaba de ser publicado o regulamento do edital do Concurso Público da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. O documento foi divulgado nesta segunda-feira, dia 05 de junho, no Diário Oficial da defensoria e precede a publicação oficial do edital para abertura das inscrições.

A publicação do regulamento do edital serve como um parâmetro para definir a banca organizadora do concurso, bem como deixar apar os principais detalhes da seleção - Confira o documento completo

Conforme o documento, a nova seleção será para provimento de cargos de Analista Jurídico de Defensoria, nas especialidade de Ciências Jurídicas; e Assistente técnico, na área de assistente técnico administrativo. Das vagas, serão destinados 20% para candidatos portadores de deficiência e 30% para pessoas negras, indígenas e quilombolas.

De acordo com o último edital, a remuneração inicial para os cargos varia entre R$ 4.051,91 e R$ 6.883,29.

Com o regulamento do edital publicado, o próximo passo deve ser a definição da banca organizadora, para em seguida ser publicado o edital e a abertura das inscrições do concurso.

Requisitos

Analista Jurídico de Defensoria, nas especialidade de Ciências Jurídicas: Habilitação legal específica: Curso Superior em Direito ou Ciências Jurídicas, em nível de graduação, devidamente reconhecido.

Assistente técnico, na área de assistente técnico administrativo: Habilitação legal específica: Curso Médio completo, devidamente reconhecido.

Seleção

A seleção do concurso compreenderá até 02 fase:
I - primeira fase, constituída de provas escritas, eminentemente com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
II - segunda fase, apenas para os cargos de analista, constituída de provas escritas, preferencialmente com estudos de casos, de caráter eliminatório e classificatório.

Durante a primeira fase de seleção, os candidatos serão avaliados através de Prova Objetiva, contendo 60 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos de :

  • Conhecimentos gerais (20) e
  • Conhecimentos específicos para o exercício do cargo e sua especialidade (40).

As provas escritas discursivas poderão ser realizadas no mesmo dia da realização da prova objetiva. Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados na primeira fase, de acordo com os critérios estabelecidos.