Atenção concurseiros! A Escola de Sargentos das Armas (ESA), divulgou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 de abril, a homologação do resultado final com a classificação final dos candidatos que participaram do concurso da ESA em 2018, para admissão aos Cursos de Formação de Sargentos - veja o resultado final e as notas.

28/03/2018
27/04/2018
29/07/2018
R$ 3.825,00
1.100
31/07/2018
Anexos

O certame contou com 94 mil inscritos concorrendo a 1.100 vagas ofertadas em várias áreas. Segundo a ESA, foram 75 candidatos por vaga na área Geral/Aviação (Masculino); 171 candidatos por vaga na área Geral/Aviação (Feminino); 78 por vaga na área de Música; e 93 para cada vaga na área da Saúde.

Os candidatos foram avaliados por meio de aplicação de prova objetiva com 36 questões de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical - apenas para os candidatos da área de Música - e Conhecimentos Específicos de Enfermagem - apenas para os candidatos da área Saúde; mais redação. As provas ocorreram no dia 29 de julho de 2019.

Curso superior - Tecnólogo

O curso de formação do ESA 2018 passará a valer também como graduação de nível superior de tecnologia para os cursos de Tecnologia em Artilharia, Tecnologia em Cavalaria, Tecnologia em Comunicações Aeronáuticas, Tecnologia em Construções Militares, Tecnologia em Fotointeligência, Tecnologia em Gerenciamento de Trafego Aéreo, Tecnologia em Gestão de Comunicações Militares, Tecnologia em Gestão da Manutenção Aeronáutica, Tecnologia em Infantaria e Meteorologia Aeronáutica, além do curso de Tecnologia em Sistemas de Armas - para Oficiais.

O curso de formação tem duração de 24 meses, com os primeiros 12 meses sendo realizados em uma das 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCP), localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Juiz de Fora-MG, Recife-PE, Alegrete-RS, Jundiaí-SP, Pirassununga-SP, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Blumenau-SC, Jataí-GO e Altamira-PA.

Os 12 meses seguintes são realizados na Escola de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro-RJ, ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP. Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e terá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

Concurso ESA 2019

O concurso deste ano, já em andamento e com provas marcadas para o dia 04 de agosto, oferta 1.000 vagas para a área Geral/ Aviação, sendo 900 para homens e 100 para mulheres; mais 60 vagas para área de Música e 40 vagas para a área da Saúde (técnico de enfermagem).

A edição deste ano do concurso da ESA teve um número maior de inscritos, são 118.615  candidatos. O concurso constará de várias etapas de avaliação com novidade para a inserção da disciplina de Inglês na prova objetiva. O concurso terá:

- Prova objetiva, para todos os inscritos, constituída de quatro partes para área Geral/ Aviação e de cinco partes para áreas de Música e Saúde, sendo: 1ª parte uma prova de matemática com 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde; 2ª parte uma prova de Português com 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde; 3ª parte uma prova de História e Geografia do Brasil com 12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas (4 de cada disciplina) para as áreas de Música e Saúde; 4ª parte uma prova de Inglês sendo 4 questões objetivas para todas as áreas; 5ª parte uma prova de conhecimentos específicos da área técnica em Enfermagem apenas para a área da Saúde com 12 questões objetivas e prova de Teoria Musical apenas para área de Música com 12 questões objetivas.

- Prova de Português com questão única discursiva - prova de redação, para todas as áreas.

- Valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva (veja na tabela abaixo o que conta pontos);

- Exame de habilitação musical para os candidatos da área de Música.

- Inspeção de saúde (IS);

- Exame de aptidão física

Anexos