O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avança mais uma etapa no concurso público que oferece 350 vagas de nível superior em todo o país. Nesta quinta-feira (22), foi divulgado o resultado final da prova discursiva, realizada no dia 30 de março, e também a convocação oficial para as próximas etapas, destinadas aos candidatos que se declararam pessoas com deficiência e/ou negros.
Com 350 vagas de nível superior e salários iniciais que ultrapassam R$ 8.800, o concurso atraiu milhares de profissionais interessados em atuar na proteção ambiental brasileira. As oportunidades são para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental, com lotações em todo o território nacional e na sede do instituto, em Brasília (DF).
Resultado final da Prova Discursiva: Saiba como consultar
Os candidatos do concurso ICMBio 2024 já podem conferir o resultado final da prova discursiva, etapa aplicada no dia 30 de março. O documento foi divulgado nesta quinta-feira (22) no site oficial do Cebraspe.
Para consultar o resultado, basta acessar o documento:
Além da nota final, os candidatos poderão ter acesso, a partir do dia 29 de maio de 2025, às justificativas da banca sobre o deferimento ou indeferimento dos recursos interpostos contra o resultado provisório. Já o resultado provisório da avaliação biopsicossocial e da heteroidentificação tem publicação prevista para 13 de junho de 2025.
Avaliação biopsicossocial:
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas com deficiência estão convocados para a avaliação biopsicossocial, marcada para o dia 1º de junho de 2025.
É indispensável que o candidato acesse o site oficial do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos/icmbio_24) a partir do dia 27 de maio de 2025 para conferir, individualmente, o local e o horário de realização da avaliação. Só será possível participar no local e horário informados, conforme previsto no edital.
Durante a avaliação, será analisado se o candidato se enquadra como pessoa com deficiência, conforme parâmetros da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e outros dispositivos legais. Para isso, é necessário apresentar:
- Documento de identidade original;
- Laudo médico ou caracterizador de deficiência original, com emissão de até 36 meses anteriores ao fim das inscrições;
- Cópia simples ou autenticada desse laudo, que será retida pelo Cebraspe.
O laudo deve conter o CID-10, além de informar o grau e tipo de deficiência. Caso necessário, exames complementares também devem ser apresentados. Vale lembrar que o candidato deve chegar com uma hora de antecedência, vestindo roupas leves e calçados fáceis de remover, pois poderá haver exame clínico.
Quem não cumprir as exigências ou não comparecer à avaliação perderá o direito às vagas reservadas, mas continuará concorrendo pela ampla concorrência, desde que tenha pontuação suficiente.
Procedimento de heteroidentificação
Também no dia 1º de junho, será realizado o procedimento de heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararam negros. O objetivo é validar a autodeclaração, com base nas características fenotípicas.
Assim como na etapa anterior, a consulta individual com local e horário do procedimento estará disponível no site do Cebraspe a partir do dia 27 de maio. O comparecimento com documento de identidade original e com uma hora de antecedência é obrigatório.
A comissão responsável pela análise será composta por cinco membros com diversidade de gênero, cor e origem, e atuará de forma técnica, sem divulgar os nomes dos avaliadores. A sessão será filmada, e o vídeo poderá ser usado em caso de recurso.
Se a autodeclaração não for confirmada, o candidato ainda poderá seguir no certame na ampla concorrência, desde que classificado. Já em casos de declaração falsa, o candidato será eliminado e poderá responder administrativamente.
Concurso ICMBio - 350 vagas
Organizado pelo Cebraspe, o concurso ICMBio oferta 350 vagas, sendo 120 para Analista Administrativo e 230 para Analista Ambiental. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas simultaneamente nas 27 capitais brasileiras no dia 30 de março.
As etapas de avaliação têm caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva seguiu o formato "Certo ou Errado", com pontuação positiva e negativa, exigindo precisão dos candidatos. Já a prova discursiva exigiu a produção de um texto dissertativo de até 30 linhas, com valor máximo de 20 pontos.
Além da remuneração atrativa, os candidatos aprovados terão acesso a benefícios como auxílio saúde e auxílio educação para filhos. Para assumir o cargo, será exigido diploma de curso superior em qualquer área de formação.
Com validade de dois anos, prorrogável por mais dois, o concurso ICMBio poderá convocar aprovados dentro do prazo de até quatro anos.
350
17/01/2025
27/01/2025
R$ 8.817,72
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.