O deputado federal João Daniel, informou que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou que em breve sairá um novo edital de concurso federal, desta vez para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (concurso INCRA). A seleção deverá ter 742 vagas.

Em 2021, uma solicitação para a realização de concurso no INCRA já havia sido confirmada, com um pedido maior, de 1.497 vagas para os cargos de Engenheiro Agrônomo, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, Analista Administrativo, Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário e Técnico Administrativo.

A notícia é excelente para aqueles que buscam uma oportunidade no setor público federal e até mesmo para aqueles que desejam seguir uma carreira na área de Agricultura e demarcação de terras.

Edital INCRA tem data?

Agora, resta aguardar a autorização oficial do novo concurso do órgão, que deve sair no Diário Oficial da União nos próximos dias. A partir daí, abrir-se-á o prazo de 6 meses para lançamento do edital.

Como ainda deve-se contratar a banca, o edital deve demorar. Ou seja, o concurso do INCRA deve sair somente no segundo semestre deste ano, com edital previsto para os últimos 3 meses do ano.

Como foi o último concurso do Incra?

O Instituto Cetro organizou o último concurso do INCRA lá em 2010, que ofertou 550 vagas para cargos de nível médio e superior. As vagas incluíam 150 oportunidades para Analista Administrativo (nível superior) nas áreas de Análise de Sistemas e Contabilidade, 250 para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (nível superior) em campos como Antropologia, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica e Engenharia Florestal, 70 para Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário (nível médio) e 80 para Engenheiro Agrônomo (nível superior).

A prova objetiva do concurso contou com 60 questões de múltipla escolha e teve duração de 4 horas, distribuída da seguinte maneira:

Para os cargos de nível superior: 15 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Noções de Direito Constitucional, 10 questões de Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural, 5 questões de Informática e 30 questões de Conhecimentos Específicos.

Para os cargos de nível médio: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico, 10 de Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural, 5 de Informática e 25 de Conhecimentos Específicos.