O presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Glauco André Fonseca Wamburg, assinou um ofício na última quarta-feira, 31, solicitando a convocação de 2.144 candidatos aprovados na primeira fase do concurso do INSS.

No documento, encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, Wamburg pede autorização para aproveitar os candidatos excedentes além das vagas originais - o concurso teve 1.000 vagas.

No entanto, o presidente interino menciona que esse número pode ser reduzido para 1.894, caso o Ministro de Gestão e Inovação em Serviços Públicos aprove o provimento adicional de 250 vagas, que já foram solicitadas pelo INSS. Os candidatos aprovados e convocados do cadastro reserva passarão por um curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.

No total, o concurso realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social ofereceu mil oportunidades imediatas para o cargo de Técnico do Seguro Social, com requisito de nível médio. Os profissionais contratados terão uma remuneração inicial de até R$ 5.905,79, para uma carga horária semanal de 40 horas.

MGI prepara nova autorização para o INSS

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou na última segunda-feira, 29, que está preparando a autorização para o provimento do concurso do INSS nos próximos dias. Também será feito um novo pedido de concurso do INSS para ser incluído no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024.

Essa informação foi confirmada pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social no dia 17. Embora o número de vagas a ser solicitado não tenha sido divulgado, a autarquia afirmou que o pedido abrangerá os cargos de Técnico e Analista, de níveis médio e superior, respectivamente.

"A respeito do pedido de um novo concurso, estamos elaborando uma nota técnica para encaminhamento nos próximos dias ao Ministério da Previdência para análise e inclusão no PLOA 2024. Serão solicitadas vagas para Analista e Técnico do Seguro Social", disse o INSS.

De acordo com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a realização do concurso é essencial para fortalecer a carreira.

"Foi informado que o INSS solicitou a convocação de um adicional de 25% sobre o número de nomeados no concurso atual, ou seja, mais 250 servidores. Além disso, também será solicitada a convocação dos excedentes classificados no último concurso. A gestão informou ainda que está prevista a realização de um novo concurso público para o INSS em 2024", afirmou a categoria.

Aprovados aguardam nomeação

No momento, os mil aprovados que já concluíram o curso de formação aguardam suas nomeações para assumir seus cargos. A nomeação dos candidatos aprovados é uma das primeiras medidas anunciadas pelo Governo Federal, que engloba várias autorizações de concursos públicos em âmbito federal.

Além do preenchimento das vagas no Instituto Nacional do Seguro Social, outros órgãos também serão autorizados a realizar concursos, conforme comunicado pelo governo.