A Portaria de número 765/GC3, divulgada em 16 de julho de 2020 no Diário Oficial da União, fixou o número de vagas a serem disponibilizadas no Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para o ano de 2021.

Conforme a Portaria, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ficam autorizadas o preenchimento de 150 vagas para admissão no Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conforme as necessidades do Comando da Aeronáutica. Na edição do ano passado, o concurso teve 120 vagas. Veja abaixo a publicação:

Publicação do número de vagas
Publicação do número de vagas - Reprodução: Diário Oficial da União

Dentre as 150 vagas a serem ofertadas, serão:

  • 24 para Engenharia Aeronáutica;
  • 26 para Engenharia Eletrônica;
  • 26 para Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
  • 24 para Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • 24 serão para Engenharia de Computação; e
  • 26 serão para Engenharia Aeroespacial.

Ainda, segundo a publicação, dentre o total de vagas, 119 vagas serão destinadas aos candidatos não optantes ao Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng), aprovados em Exame de Admissão e 31 vagas serão destinadas aos candidatos optantes ao Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng), aprovados no Exame de Admissão. A matricula dos candidatos ficará ainda condicionada à formalização de prévio compromisso de sua aceitação voluntária de submeter-se, durante o Curso de Graduação do ITA, a todas as exigências peculiares à formação de Oficiais Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, independente do sexo do candidato.

O concurso do ITA:

O concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ainda não possui data definida para ser lançado neste ano, contudo, já há numero definido de vagas, a serem ofertadas. Conforme ocorre anualmente, o certame deve ser aberto a partir de agosto e a previsão é que o certame tenha taxa de inscrição de R$ 140,00.

Anualmente é aberto o concurso. Os aprovados realizam graduação em Engenharia, no próprio Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado na cidade São José dos Campos - SP. Os 2 primeiros anos da graduação são comuns a todos os aprovados, já os 3 anos finais são direcionados as habilitações específicas, escolhidas pelos candidatos no momento da inscrição.

Último concurso

O último concurso para o ITA ocorreu no ano passado. Na oportunidade foram ofertadas 120 vagas. Com inscrições que foram realizadas entre os dias 1º de agosto a 15 de setembro de 2019, o certame teve provas objetivas realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. O ultimo certame ainda foi composto por 3 etapas de avaliações: Exame de Escolaridade composta por Questões Objetivas; Exame de Escolaridade composta por Questões Dissertativas e Inspeção de Saúde.