Foram definidas as vagas que sairão no novo concurso nacional unificado, o "concursão" do Governo Federal para provimento de cargos na administração pública da União. O também chamado "ENEM dos concursos" teve o Decreto nº 11.722, publicado nesta sexta-feira, 29 de setembro, no Diário Oficial da União e confirmou que abrirá 6.590 vagas em 20 órgãos.

A ministra do MGI, Esther Dweck, frisou que todos os cidadãos brasileiros, independentemente de sua localização ou condição social, cor, raça ou etnia, devem ter a oportunidade de fazer parte do serviço público. Em uma coletiva de imprensa, a ministra anunciou que 20 órgãos e entidades aderiram ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU).

Confira as instituições que aderiram ao 1º CNU e que vão participar da seleção unificada que terá edital ainda este ano:

Instituições Vagas
FUNAI 502
INCRA 742
MAPA 520
MGI e transversais 1480
MS 220
MTE 900
ANTAQ 30
MDIC 110
PREVIC 40
ANEEL 40
ANS 35
IBGE 895
MJSP 130
MCTI 296
MINC 50
AGU 400
MEC 70
MDHC 40
MPI 30
MPO 60
TOTAL 6.590

Como vai ser

Esse novo modelo de concurso, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, consiste em realizar concursos públicos de forma conjunta para diferentes órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

As provas serão realizadas simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal. A previsão é de que ocorram em 180 cidades de todas as regiões do país.

Esse modelo traz diversos benefícios, como uma maior participação da população, já que as provas serão aplicadas em diferentes municípios. Além disso, haverá uma redução de custos, etapas e processos, pois não será necessário realizar vários concursos separados.

Outro ponto positivo é a oportunidade de preencher um grande número de vagas através de um único certame. Além disso, o candidato só precisará pagar uma única inscrição para concorrer a vagas em diversas carreiras. Ele deverá optar por blocos (serão 8 no total), sendo apenas um deles para cargos de nível médio, como no IBGE, um dos órgãos mais procurados.

A ministra ressaltou que essa é a primeira edição do Concurso Unificado e que a intenção é que se torne a principal forma de realizar concursos públicos no âmbito federal, com edições anuais ou bianuais.

Edital sai em Dezembro. A expectativa é que o edital do 1º CNU seja publicado no dia 20 de dezembro e que os novos servidores federais assumam suas posições a partir de agosto de 2024.

Cronograma previsto do 1º Concurso Nacional Unificado do Governo Federal - MGI
Cronograma previsto do 1º Concurso Nacional Unificado do Governo Federal - MGI