O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 2025 está prestes a dar mais um passo decisivo. Na próxima terça-feira, 23 de setembro, será publicado o resultado da segunda fase do certame, etapa que reúne as provas escritas de alta complexidade.

A seleção deste ano mobilizou 8.861 inscritos, todos em busca de uma das 50 vagas de Terceiro Secretário, classe inicial da diplomacia brasileira. Com remuneração inicial de R$ 22.558,56, o cargo exige dedicação e formação acadêmica sólida, mas, em contrapartida, oferece a oportunidade de representar o Brasil no exterior e atuar diretamente em temas estratégicos de política internacional.

Como foi a 1ª e a 2ª fase do concurso

A jornada começou em 20 de julho, quando candidatos de todas as capitais e do Distrito Federal realizaram a prova objetiva da Primeira Fase. Em dois turnos, manhã e tarde, eles enfrentaram quatro horas de questões que cobraram desde conhecimentos gerais até tópicos especializados. O resultado dessa etapa foi divulgado em 13 de agosto - veja o resultado da Primeira Fase.

Já a Segunda Fase ocorreu em quatro dias diferentes, sendo 23, 24, 30 e 31 de agosto, também nos dois turnos. Nesse estágio, os concorrentes tiveram que demonstrar domínio em disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Direito e Economia, por meio de provas escritas dissertativas. A nota obtida nessa fase será divulgada no dia 23 de setembro.

Divulgação do resultado

De acordo com o cronograma oficial, o resultado da Segunda Fase será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e também disponibilizado no site do Cebraspe, banca organizadora do certame.

A partir da homologação, o concurso terá validade de 60 dias, prorrogáveis por igual período, garantindo tempo hábil para a conclusão de todas as etapas, incluindo recursos, análises de títulos e heteroidentificação.

O edital de resultado final no concurso público contemplará a relação dos 100 melhores classificados, respeitando a ordem de 75 de ampla concorrência, 25 negros e pardos e 5 pessoas com deficiência.

O resultado final será divulgado em três listas distintas:

  • Lista geral de classificação, com todos os aprovados;
  • Lista de candidatos com deficiência;
  • Lista de candidatos negros, válida após a verificação por comissão de heteroidentificação.

O preenchimento das vagas seguirá as regras do Decreto nº 9.739/2019, que prevê:

  • 75% para ampla concorrência;
  • 20% para candidatos negros;
  • 5% para pessoas com deficiência.

Se alguma das cotas não for totalmente preenchida, as vagas remanescentes serão destinadas à lista geral, respeitando a ordem de classificação.

Convocação e posse

Após a homologação do resultado final, os aprovados serão convocados para apresentar documentação obrigatória, incluindo identidade, CPF, título de eleitor, diploma de nível superior, certidões diversas e declaração de bens via sistema e-Patri.

Além disso, todos passarão por avaliação médica oficial, em Brasília, para comprovar aptidão física e mental. Os custos referentes a deslocamento, hospedagem e exames médicos ficarão sob responsabilidade dos candidatos.

Somente após a entrega de toda a documentação e aprovação na avaliação médica, os futuros diplomatas serão oficialmente nomeados para a classe inicial.

A expectativa é de que a lista definitiva seja homologada até o final de setembro, com a convocação dos aprovados ocorrendo ainda em 2025, para início das atividades já em 2026.