Atenção concurseiros que desejam seguir a carreira militar! A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC) acaba de definir a FUNCAB como banca organizadora de seu próximo concurso público. O concurso da PM SC é aguardado desde 2017, quando o ex-governador, Raimundo Colombo, anunciou que tinha a intenção de realizar um novo concurso para Soldados.

24/06/2019
22/07/2019
11/08/2019
R$ 4.845,82
1.000
11/08/2019
Anexos

Já em 11 de fevereiro deste ano o governador do estado, Carlos Moisés, ao lado do comandante-geral da PM SC, coronel Carlos Alberto de Araújo, anunciou em sua página do Facebook, o concurso com mil vagas para a carreira.

O pregão eletrônico para escolha da banca teve início na tarde desta quinta-feira, 09, das 14h até às 19h, porém, sem sucesso. As bancas Exatus e Ibade participaram da licitação. Já na tarde desta sexta-feira, 10 de maio, o pregão teve continuidade, sendo o Instituto Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) a empresa devidamente habilitada, com o valor dentro do orçado.

PM-SC

O concurso da Polícia Militar do estado de Santa Catarina terá mil vagas para a carreira de soldado, destas, 900 serão para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível superior completo em qualquer área de formação, altura mínima de 1,65 homens e 1,60 mulheres, carteira de habilitação, além de idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos.

Segundo o projeto básico do concurso público, os candidatos serão avaliados, primeiramente, por uma prova objetiva contendo 58 questões sobre as disciplinas de Noções de Direito Constitucional (08), Direito Penal Comum (08), Direito Processual Penal Comum (08), Legislação Institucional (08), Língua Portuguesa (10), Informática (08), Raciocínio Lógico (08).

Junto com a prova objetiva, os candidatos serão submetidos a elaboração de uma redação. As avaliações deverão acontecer em 12 cidades, sendo elas: Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joçaba, Joinville, Lages, Raio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Sobre a escolha da organizadora

A comissão deste concurso foi formada em março deste ano, pouco tempo depois foi dado início ao processo de escolha da organizadora do certame, porém, duas empresas foram desclassificadas e outras três inabilitadas por não atenderem os pré-requisitos do edital.

O primeiro pregão que aconteceu no dia 27 de fevereiro também não obteve um resultado final e por isso, não foi possível a divulgação da banca responsável.

Conforme o Portal de Compras de Santa Catarina, as organizadoras MS Concursos, Instituto AOCP e IBADE foram desclassificadas por não atenderem aos critérios exigidos no projeto básico da seleção e a empresa Extratus apresentou um valor "inexequível".

Conforme o chefe de estado, a medida é uma forma de reduzir a criminalidade e garantir que turistas que estão indo para o estado tenham mais segurança.

"O ingresso de novos Soldados fortalece o efetivo da PM e a nossa Segurança Pública como um todo", declara o governador em vídeo.

Último concurso foi em 2015

O último concurso público da Polícia Militar de Santa Catarina para admissão no Curso de Formação de Soldado aconteceu em 2015 sob organização da banca IOBV (Instituto O barriga Verde), quando contou com 658 vagas, sendo 619 para candidatos do sexo masculino e 39 para candidatas do sexo feminino.

Conforme previsto no edital, os candidatos recrutados receberiam salário inicial, a partir do primeiro mês do Curso de Formação de Soldados, no cargo de Soldado PM 3ª Classe - NQ, recebidos a título de indenização de ensino, consistindo no valor de R$ 4.143,87, já inclusos subsídio, indenização de serviço ativo e auxílio alimentação.

O concurso público da PM-SC foi composto de várias etapas de avaliação, começando por prova teórica, exame de avaliação de saúde, exame de avaliação física, exame de avaliação psicológica, questionário de investigação social (QIS) e entrega de documentação e exame toxicológico.

O prazo de validade do concurso público era de um ano, a contar da data de homologação do resultado final.

Anexos