A PM-PR pretende implantar um novo batalhão e para isso o Governo do Paraná enviou à Assembleia Legislativa uma proposta de lei que aumenta o efetivo da Polícia Militar do Estado em 273 cargos para Oficiais e Praças, viabilizando então a abertura de novo concurso público.

Conforme o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva, afirma que as vagas que serão preenchidas pelo concurso PM-PR, o qual foi autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no ano passado.

"Sempre que se abre um novo batalhão, fazemos o pedido de criação de vagas para atender essa nova estrutura, como é o caso de Sarandi. O preenchimento será feito via concurso público, que está em processo de elaboração", disse o comandante-geral da PM PR.

O novo batalhão que a PM-PR pretende implantar fica localizado em Sarandi, na região Noroeste, e será transformado em um espaço de atendimento da Região Metropolitana de Maringá.

O quantitativo de vagas ainda será definido posteriormente, por decreto, conforme os critérios de oportunidade e conveniência e observando a disponibilidade orçamentária e financeira.

PM-PR vai exigir nível superior

A Lei Estadual 21.828, sancionada em dezembro do ano passado pelo governador, determina que o novo concurso da Polícia Militar do Paraná tenha como exigência nível superior completo como escolaridade mínima para ingresso.

O cargo de Soldado da Polícia Militar do Paraná anteriormente exigia nível médio completo para ingresso no cargo, porém agora o critério mínimo será a conclusão de ao menos um curso de nível superior.

Os interessados em seguir carreira como oficiais da PM-PR deverão ter a formação específica de bacharel em Direito.

Salários

Conforme dados da reestruturação dos salários das carreiras da Polícia Militar, a remuneração inicial de um soldado 1ª classe é de 5.839,11. Confira a tabela de salários completa

Último concurso

O último concurso para soldados, realizado em 2020, ofertou 2.400 vagas, sendo 2 mil para a Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná.

Era necessário possuir nível médio de formação e, no máximo, 30 anos de idade no ato da inscrição. O edital também exigiu carteira de habilitação, no mínimo, na categoria "B".

As provas foram compostas por 60 questões de Língua Portuguesa (15); Matemática (12); História (dez); Geografia (12); Informática (sete); e Estatuto da Criança e do Adolescente (quatro).

Vale mencionar que o concurso público da Polícia Militar do Paraná recebeu 137.377 inscrições para o cargo de Soldado, sendo 14.175 de candidatos afrodescendentes, que disputam as 201 vagas reservadas, e 137.377 candidatos de ampla concorrência.

Total de Vagas

2.000

Início inscrições

04/08/2020

Fim Inscrições

02/09/2020

Salários até

R$ 4.263,67