A Polícia Civil do estado do Alagoas abriu o novo concurso público para preencher 500 vagas em dois cargos que exigem formação de nível superior. São 368 vagas para Agente e 132 vagas para Escrivão no quadro estatutário da corporação. O concurso foi anunciado em janeiro deste ano, quando foi autorizado pelo Governador do estado.

07/06/2021
12/07/2021
30/01/2022
R$ 3.971,76
500
01/02/2022
Anexos

Estavam previstas ainda 40 vagas para Delegado, que devem abrir em outro momento. O governador do Estado, Renan Filho, mencionou sobre esta seleção. "Teremos também. Os anúncios vão continuar. Estamos trabalhando nos outros. Delegado será um deles", disse.

As funções de Agente e Escrivão da Polícia Civil de Alagoas exigem diploma de curso superior em qualquer área de formação, além de carteira nacional de habilitação na categoria "B". O salário inicial das duas carreiras será de R$ 3.971,76, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

O concurso está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e as inscrições começam no dia 07 de junho - veja o edital.

Inscrição e provas da PC-AL

Os candidatos interessados em concorrer às vagas poderão se inscrever das 10h do dia 07 de junho até as 18h do dia 12 de julho de 2021 (horário de Brasília-DF), via internet, no site do Cebraspe - www.cebraspe.org/concursos/pc_al_21.

O valor da taxa de inscrição é fixado em RS 95,00 para os dois cargos.

Os inscritos passarão por diversas etapas de avaliação, envolvendo:

  • Prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PC/AL;
  • Prova prática de digitação, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Avaliação médica das condições de saúde, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Apresentação e comprovação documental e sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PC/AL;
  • Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da PC/AL.

As provas objetiva e discursiva serão realizadas em Arapiraca/AL e Maceió/AL na data prevista de 29 de agosto em locais que serão informados no site do Cebraspe na data provável de 19 de agosto. A publicação do gabarito preliminar se dará em 31 de agosto e o resultado da etapa objetiva tem previsão para 27 de setembro.

A validade do concurso será de um ano após a homologação final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Anexos