Na última segunda-feira, 13 de abril, a Prefeitura de São José de Ribamar-MA lançou o edital do aguardado concurso público que visa à contratação de servidores efetivos para a rede municipal de ensino. Com um total de 1.450 vagas, sendo 950 imediatas e 500 para cadastro reserva, o certame oferece oportunidades para o cargo de Professor.
O candidato aprovado e nomeado adotará o Regime Jurídico Estatutário, e receberá a remuneração correspondente ao nível inicial da carreira do cargo para o qual foi aprovado. Neste caso, a jornada é de 20 horas semanais e a remuneração inicial é fixada em R$ 6.914,37 por mês.
Cargos e vagas
| Cargo | Vagas Imediatas | CR | Total Geral |
|---|---|---|---|
| Professor Educação Infantil | 118 | 81 | 199 |
| Professor Ens. Fund. Anos Iniciais | 424 | 282 | 706 |
| Professor - Arte | 20 | 4 | 24 |
| Professor - Ensino Religioso | 10 | 2 | 12 |
| Professor - Ciências | 29 | 8 | 37 |
| Professor - Educação Física | 49 | 22 | 71 |
| Professor - Filosofia | 15 | 5 | 20 |
| Professor - Geografia | 17 | 8 | 25 |
| Professor - História | 18 | 7 | 25 |
| Professor - História e Cultura Afro | 12 | 3 | 15 |
| Professor - Inglês | 46 | 21 | 67 |
| Professor - Música | 12 | 2 | 14 |
| Professor - Língua Portuguesa | 61 | 13 | 74 |
| Professor - Matemática | 56 | 24 | 80 |
| Professor Educação Especial | 48 | 16 | 64 |
| Professor Intérprete de Libras | 15 | 2 | 17 |
✅Prepare-se: Combo Prefeitura de São José de Ribamar-MA 2026 - Professor da Educação Infantil
Veja os requisitos para participar e concorrer aos cargos:
| Cargo | Requisitos |
|---|---|
| Professor Educação Infantil | Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior reconhecido pelo MEC |
| Professor Ens. Fundamental Anos Iniciais | Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior reconhecido pelo MEC |
| Professor - Arte | Licenciatura em Arte (Artes Visuais, Plásticas, Música ou Teatro) |
| Professor - Ensino Religioso | Licenciatura em Ensino Religioso, Teologia ou Pedagogia com habilitação |
| Professor - Ciências | Licenciatura em Ciências (Biologia, Física ou Química) ou Pedagogia com habilitação |
| Professor - Educação Física | Licenciatura em Educação Física + registro no conselho |
| Professor - Filosofia | Licenciatura em Filosofia |
| Professor - Geografia | Licenciatura em Geografia |
| Professor - História | Licenciatura em História |
| Professor - História e Cultura Afro | Licenciatura em História, Ciências Sociais, Pedagogia ou áreas afins + pós-graduação na área |
| Professor - Inglês | Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês |
| Professor - Música | Graduação em Música ou Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música |
| Professor - Língua Portuguesa | Licenciatura em Língua Portuguesa |
| Professor - Matemática | Licenciatura em Matemática |
| Professor Educação Especial | Licenciatura em Pedagogia com habilitação ou licenciatura + especialização em Educação Especial |
| Professor Intérprete de Libras | Licenciatura em Português-Libras reconhecida pelo MEC |
Inscrições concurso São José de Ribamar-MA
As inscrições para o concurso público estarão abertas entre os dias 22 de abril e 22 de maio de 2026, exclusivamente pelo site www.institutojkma.org.
A taxa de inscrição é de R$ 145,00 e haverá isenção para os candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e mesários da Justiça Eleitoral no MA. O pedido deve ser feito entre os dias 23 e 27 de abril.
Etapas concurso São José de Ribamar-MA
O Concurso Público para os cargos de Professores, será composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório, aplicada exclusivamente aos candidatos habilitados na Prova Objetiva para os cargos de Professor (todas as modalidades),
- Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada exclusivamente aos candidatos habilitados na Prova Objetiva para os cargos de Professor (todas as modalidades).
A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 12 de julho de 2026. Serão 50 questões de múltipla escolha, sobre os seguintes conteúdos:
Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais
| Disciplina | Questões | Peso | Pontos |
|---|---|---|---|
| Língua Portuguesa | 10 | 1,5 | 15,0 |
| Matemática | 07 | 1,5 | 10,5 |
| História/Geografia (Estado/Município) | 04 | 1,5 | 6,0 |
| Noções de Informática | 04 | 1,5 | 6,0 |
| Educação Inclusiva | 05 | 2,5 | 12,5 |
| Conhecimentos Específicos (Pedagógicos) | 20 | 2,5 | 50,0 |
| TOTAL | 50 | — | 100,0 |
Professor Anos Finais, Intérprete de Libras e Educação Especial
| Disciplina | Questões | Peso | Pontos |
|---|---|---|---|
| Língua Portuguesa | 08 | 1,5 | 12,0 |
| Conhecimentos Pedagógicos | 09 | 2,0 | 18,0 |
| Conhecimentos Gerais (Estado/Município) | 04 | 1,5 | 6,0 |
| Noções de Informática | 04 | 1,0 | 4,0 |
| Educação Inclusiva | 05 | 2,0 | 10,0 |
| Conhecimentos Específicos | 20 | 2,5 | 50,0 |
| TOTAL | 50 | — | 100,0 |
✅Prepare-se: Apostila Prefeitura de São José de Ribamar-MA 2026 - Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais
O gabarito preliminar das provas objetivas sai no dia 14 de julho pelo site do Instituto IJK.
O prazo de validade do Concurso Público será de 2 anos, contado a partir da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Formada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul e cursando graduação em Biblioteconomia com Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Pós-Graduação em Gestão Escolar. Sempre gostei da redação de textos informativos e do alcance da tecnologia com credibilidade de fatos no cenário atual.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: