A Polícia Penal do estado de Minas Gerais confirmou mais um edital de concurso para esse mês. A previsão foi confirmada pelo subsecretário de Inteligência e Integração do Estado, Christian Vianna, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Christian revelou também que a primeira etapa de provas objetiva e discursiva deve acontecer em setembro ou outubro e será aplicada em 16 cidades do estado. Já as demais etapas para aprovados na prova objetiva ocorrerão apenas em Belo Horizonte.

“A seleção será iniciada neste ano, mas finalizada somente no fim de 2022”, explicou.

O novo concurso deve ofertar 2.420 vagas para Agente de Segurança Penitenciário (Policial Penal), sendo 1.944 para homens e 476 para mulheres, com remuneração inicial de R$ 4.098,45.

O cargo tem como exigência apenas o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos.

Edital em agosto


O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, em uma live no Instagram, afirmou que o edital seria lançado até o dia 15 de agosto de 2021, porém a Sejusp MG adiantou que essa data é só uma previsão. De qualquer forma, o edital deverá ser publicado ainda este mês.

Vale mencionar que o novo concurso não terá prova de títulos. Os aprovados serão submetidos a um curso de formação que será realizado em Belo Horizonte. Durante o período de curso, haverá bolsa de 50% do salário inicial da carreira.

Banca selecionada


Ainda, no último mês, foi homologado o pregão que estabelece o Instituto Selecon como banca organizadora do novo Concurso da Polícia Penal MG.

“O contrato com a empresa Selecon já foi assinado. Estamos em fase de elaboração de edital, com previsão máxima de 20 dias úteis. Mas, estamos correndo para fazer esse edital antes. Então, a previsão é que esse concurso chegue na segunda ou terceira semana de agosto”, disse Vianna.

Estrutura das provas

Conforme o projeto básico do novo concurso, as provas objetivas terão 60 questões para avaliação dos inscritos, distribuídas da seguinte forma:

- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Informática Base – 5 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Direitos Humanos – 10 questões;
- Legislação Especial – 20 questões;
- Raciocínio Lógico – 5 questões.

Mais informações sairão quando do lançamento do edital. Acompanhe o Ache Concursos.