Mais uma etapa do Concurso da Receita Federal foi divulgada. Nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, a Fundação Getúlio Vargas publicou o edital de convocação dos aprovados no cargo de Analista para realizar a Matrícula no Curso de Formação Profissional.

O Curso de Formação, de caráter eliminatório, representa a fase final do processo seletivo, preparando os candidatos para a nomeação e posse nos respectivos cargos. Serão convocados para esta etapa, os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa do certame.

- Veja a lista de candidatos convocados

O concurso da Receita Federal teve seu edital publicado no dia 05 de dezembro de 2022 para seleção de 699 vagas em cargos de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. As provas foram aplicadas no dia 19 de março e foram registrados 156.373 de inscritos.

Matrícula Curso de Formação Profissional

O candidato convocado terá até as 18h do dia 01 de outubro de 2023 para acessar a internet, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/rfb22 e realizar sua inscrição.

Durante a matrícula o candidato deverá ordenar em ordem decrescente de preferência os 5 polos em que desejar realizar as provas presenciais e participar da semana de integração do curso de formação.

Curso de Formação

O Curso de Formação Profissional ocorrerá no período de 16 de outubro a 10 de novembro de 2023. Este curso será ministrado na modalidade online, utilizando o Ensino a Distância (EAD), com exceção da última semana, que será presencial e ocorrerá em cinco diferentes polos:

  • Brasília/DF,
  • Manaus/AM,
  • Recife/PE,
  • São Paulo/SP e
  • Curitiba/PR.

A duração total do curso será de 160 horas, das quais 4 horas estão reservadas para a realização da prova objetiva final do curso. Durante o Curso de Formação, o candidato receberá, a título de auxílio financeiro, o correspondente a 50% da remuneração da classe inicial do cargo de Analista-Tributário.

Serão convocados para esta etapa, os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa do certame, após aplicados os critérios de desempate, conforme o seguinte número de candidatos:

Cargo Ampla concorrência PcD (5%) Negros (20%) Total de vagas
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil 172 12 46 230
Analista-Tributário da Receita Federal do
Brasil
351 24 94 469

    Candidatos convocados podem escolher irretratavelmente entre reclassificação ou desistência do concurso. Caso seja requerido a reclassificação, os mesmos serão colocados no final da lista de aprovados, da primeira etapa do concurso (ampla concorrência, negros ou pessoas com deficiência). A aprovação, nesta situação, depende da participação do candidato em Cursos de Formação, que serão realizados se a Administração decidir, dentro do prazo de validade do concurso.

    A Prova Objetiva Final do Curso de Formação Profissional, de caráter exclusivamente eliminatório, será aplicada no dia 6 de novembro das 14h às 18h.

    Será considerado aprovado no Curso de Formação Profissional o candidato que, cumulativamente, obtiver, no mínimo:

    • 50% do total da Prova Objetiva Final; e
    • 75% de frequência durante o Curso de Formação Profissional.