Os mais de 156 mil candidatos inscritos no concurso da Receita Federal foram convocados para a primeira etapa do grande concurso público aberto em 2023. O certame tem o objetivo de preencher 699 vagas em cargos nível superior nas carreiras de Analista e Auditor. Os salários iniciais ofertados são de R$ 11.684,39 para o cargo de Analista-Tributário e de R$ 21.029,09 para o cargo de Auditor-Fiscal.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 19 de março, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 140 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que cumulativamente:

  • Obtiver 50% de acertos em Conhecimentos Básicos;
  • Obtiver 50% de acertos em Conhecimentos Específicos; e,
  • Não obter nota igual a zero em nenhuma das disciplinas.

Gabaritos

O gabarito oficial preliminar das provas objetivas foi divulgado nesta terça-feira, 21 de março, pelo site da FGV.

O candidato que desejar interpor recurso contará com dois dias úteis para fazê-lo, após a divulgação do ato. O prazo se encerra às 23h59min da quinta-feira, 23 de março.

Juntamente com as provas objetivas, os concorrentes realizaram a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, para o cargo de Auditor-Fiscal foi constituída por duas questões e para cargo de Analista-Tributário, constituída de uma questão, ambas com validade de 30 pontos. Será reprovado na Prova Discursiva e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 50% do total prova.

Haverá também Pesquisa de Vida Pregressa, de caráter eliminatório, para os candidatos aprovados na prova discursiva. Esta, se destina a examinar o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, no âmbito social, funcional, civil e criminal e a eventual existência de incompatibilidade pessoal deste para o exercício das funções inerentes aos cargos previstos no edital, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao cargo.

Serão convocados para o Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa do certame, após aplicados os critérios de desempate. Este, será desenvolvido na modalidade online, Ensino a Distância (EAD), com provas realizadas presencialmente em até cinco polos: Brasília/DF, Manaus/AM, Recife/PE, São Paulo/SP e Curitiba/PR. O curso terá duração de uma semana de integração presencial dos candidatos.

A nota final será a soma das notas obtidas na prova objetiva e na prova discursiva, condicionada à recomendação na Pesquisa de Vida Pregressa e aprovação no Curso de Formação Profissional.

A classificação final será obtida, após os critérios de desempate, com base na listagem dos candidatos remanescentes no concurso.

O prazo de validade do concurso para convocar os aprovados será de 24 meses, contados da data da publicação da homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.