No último domingo, 14 de abril, dezenas de candidatos do concurso da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) invadiram os locais de provas após o horário do fechamento dos portões. Vídeos que estão circulando pelas redes sociais, mostram os candidatos invadindo os locais, poucos minutos após os portões terem sido fechados. O incidente ocorreu na unidade da Universidade de Várzea Grande (Univag).

Segundo informações locais, candidatos que chegaram atrasados ficaram indignados por não conseguirem entrar e decidiram forçar a entrada. Há relatos de que o portão tenha sido fechado um minuto antes do horário, porém, essa informação ainda não foi confirmada.

Veja o vídeo abaixo:

Concurso SES-MT

A SES emitiu uma nota informando que já solicitou esclarecimentos à Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso, sobre os atrasos e possíveis invasões no local de prova.

A prova estava marcada para iniciar às 13h (horário local) e os portões foram fechados às 12h30. O exame ocorreu até às 17h em cinco polos de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop e Rondonópolis, contando com cerca de 33 mil candidatos inscritos.

No sábado (13), a SES já havia informado, por meio de nota, que não seria permitido o ingresso de candidatos após o horário estipulado para o fechamento dos portões, conforme constava no edital.

O concurso da SES-MT prevê 406 vagas para cadastro de reserva em cargos de profissional técnico de nível médio e superior em Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para atuarem nas unidades da SES.

FGV divulgou nota

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) que é a responsável pela organização do concurso, divulgou comunicado junto a divulgação dos gabaritos nesta segunda-feira. Nela, a banca disse que os candidatos invasores foram retirados dos locais de prova após reconhecimento e que a Polícia auxiliou nesse processo.

Veja a nota de esclarecimento sobre os fatos ocorridos na Univag:

"A FGV esclarece que, durante a aplicação das provas objetivas do concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso, no dia 14/04/2024 às 12:30:59 (horário oficial de Cuiabá), os portões da UNIVAG foram fechados, conforme previsto no item 9.1.1 do Edital. O procedimento de fechamento dos portões foi acompanhado de 02 candidatos em cada subbloco, além dos respectivos coordenadores. Após o fechamento, os candidatos atrasados causaram tumulto no portão e forçaram a entrada no espaço de aplicação daquela Universidade. Imediatamente a Polícia local foi acionada e em poucos minutos estava na instituição. A situação foi controlada e todos os candidatos que entraram após o fechamento dos portões foram retirados do local. Após o controle da situação, as provas foram distribuídas e transcorreram com normalidade, sendo acrescido o tempo de atraso para início."