Atenção concurseiros! O Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro José Múcio Monteiro, anunciou que haverá um novo concurso do Tribunal em 2020. Segundo o Ministro, a finalidade de um novo certame é o preenchimento do déficit de 30 servidores existentes hoje no órgão.

"Ano que vem está previsto preenchermos 30 vagas desse déficit que nós temos, vamos recompor. O trabalho tem sido intenso. Temos feito muito com menos, mas com muito esforço, muita motivação e dedicação de toda a equipe do Tribunal" - disse o presidente.

O anúncio foi feito durante a Sessão Plenária realizada em 07 de agosto pelo órgão.

Segundo a Lei Orçamentária Anual de 2019 há previsão para o provimento de 20 novas vagas direcionadas aos quadros funcionais do TCU. Não há por parte do Tribunal e nem mesmo por parte da Lei Orçamentária Anual a indicação dos cargos a serem providos. Contudo, a expectativa é que o novo certame seja destinado ao provimento da carreira de Auditor já que, atualmente, o Tribunal não possui nenhum concurso válido para a função e o último teve o seu prazo de validade expirado ao final de 2017.

- TRF3 escolhe para concurso de Técnicos e Analistas
- IBAMA pede concurso com 2.054 vagas

Atualmente, segundo informações disponíveis no Portal da Transparência do Tribunal de Contas da União (TCU), o órgão conta com 342 cargos vagos. Desse total, 154 são de Auditores de Controle Externo (nível superior) e 188 de Técnico Federal de Controle Externo (nível médio).

Para os 154 cargos vagos de Auditores há vacâncias para as especialidades de Área de Controle Externo (140), Apoio Técnico e Administrativo (1), Enfermagem (1), Tecnologia da Informação (8), Medicina (3) e Nutrição (1).

Já os 188 cargos vagos de Técnicos há vacâncias para as especialidades de Técnica Administrativa (108), Controle Externo (56), Técnica Operacional (21), Tecnologia da Informação (1) e Enfermagem (2).

O cargo de Auditor do Tribunal de Contas da União exige nível superior em qualquer área e a remuneração inicial do cargo é de R$ 17.371,63. Já o cargo de Técnico do Tribunal de Contas da União exige nível médio e a remuneração inicial do cargo é de R$ 12.548,63.