O segundo maior concurso em número de inscrições do Estado do Rio Grande do Norte divulga, nesta quarta-feira, 24 de junho, as tão aguardadas notas das provas do Concurso Público Unificado do Estado.
Perdendo apenas para o concurso da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que contou com cerca de 55 mil inscritos, o concurso Unificado do RN registrou 49.093 inscrições, sendo:
- 38.044 inscrições para ampla concorrência;
- 1.578 inscrições para Pessoas com Deficiência (PCD);
- 9.455 inscrições para Pessoas Pretas ou Pardas;
- 6 inscrições para Indígenas;
- 10 inscrições para Quilombolas.
Organizado pela Secretaria de Estado de Estado da Administração (Sead) e pelo Instituto Avalia, o certame conta com 175 vagas distribuídas entre o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (Ipern) e Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa).
Os salários iniciais oferecidos variam de acordo com o cargo entre R$ 1.771,46 e R$ 4.614,55 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.
Resultado das provas do DETRAN, IPERN e CEASA
A consulta do resultado preliminar, contendo as notas das provas, será divulgada a partir desta quarta-feira, dia 24 de junho de 2026. O acesso poderá ser feito através do site https://www.avalia.org.br/concursos/599.
Os candidatos também poderão conferir os gabaritos definitivos após a análise dos recursos, os pareceres dos recursos interpostos contra os gabaritos e a folha de resposta. Esta última ficará disponível durante o período de interposição de recursos.
60% do total de pontos para ser aprovado
Conforme especificado no edital de abertura, para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter resultado igual ou superior a 60% do total de pontos de cada caderno de conhecimentos relacionados ao cargo ao qual concorre.
Além disso, o candidato será eliminado se zerar alguma das disciplinas dos cadernos de conhecimentos específicos.
Veja como foi composta a prova objetiva e o valor de cada questão:
NÍVEL MÉDIO
| ÁREA DE CONHECIMENTO | DISCIPLINA | Nº DE QUESTÕES | VALOR POR QUESTÃO | TOTAL (PONTOS) |
|---|---|---|---|---|
| Conhecimentos Gerais (para todos os cargos) | Língua Portuguesa | 15 | 1,00 | 15,00 |
| História do RN e Aspectos Geoeconômicos do RN | 10 | 1,00 | 10,00 | |
| Ética no Serviço Público | 5 | 1,00 | 5,00 | |
| Noções de Direito Constitucional e Administrativo | 10 | 2,00 | 20,00 | |
| Assistente de Trânsito (DETRAN/RN) | Legislação de Trânsito | 13 | 2,00 | 26,00 |
| Conhecimento da Área de Formação | 12 | 2,00 | 24,00 | |
| Agente Administrativo Previdenciário (IPERN/RN) | Legislação Estadual Específica | 10 | 2,00 | 20,00 |
| Noções de Direito Previdenciário | 10 | 2,00 | 20,00 |
NÍVEL SUPERIOR
| ÁREA DE CONHECIMENTO | DISCIPLINA | Nº DE QUESTÕES | VALOR POR QUESTÃO | TOTAL (PONTOS) |
|---|---|---|---|---|
| Conhecimentos Gerais (para todos os cargos) | Língua Portuguesa | 15 | 1,00 | 15,00 |
| História do RN e Aspectos Geoeconômicos do RN | 8 | 1,00 | 8,00 | |
| Ética no Serviço Público | 5 | 1,00 | 5,00 | |
| Direito Constitucional e Administrativo | 15 | 2,00 | 30,00 | |
| Técnico em Abastecimento (CEASA/RN) | Noções de Políticas Públicas | 15 | 2,00 | 30,00 |
| Legislação das Centrais de Abastecimento | 15 | 2,00 | 30,00 | |
| Analista de Trânsito (DETRAN/RN) | Legislação de Trânsito | 15 | 2,00 | 30,00 |
| Conhecimento da Área de Formação | 15 | 2,00 | 30,00 | |
| Assistente Técnico Previdenciário (IPERN/RN) | Direito Previdenciário e Legislação | 15 | 2,00 | 30,00 |
| Legislação Estadual Específica | 10 | 2,00 | 20,00 |
O que vem depois?
Passadas as provas objetivas, chegou a vez dos candidatos passarem por Perícia Médica (PcD) e Procedimento de Heteroidentificação (PPP).
A convocação para a Perícia Médica (PcD) e para o Procedimento de Heteroidentificação (PPP) será divulgada no dia 07 de julho e as mesmas ocorrerão no dia 12 de julho de 2026.
O resultado preliminar do concurso e a classificação dos candidatos serão publicados no dia 29 de julho, seguidos da homologação no dia 07 de agosto de 2026.
Critérios de desempate
Na hipótese de igualdade da nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
- tiver maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até a data de publicação do resultado e classificação deste certame, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003).
- obtiver maior pontuação em Conhecimentos Específicos;
- obtiver maior pontuação em Conhecimentos Gerais;
- obtiver maior pontuação em História do RN e Aspectos Geoeconômicos do RN (Lei Complementar Estadual n°8584/2004); e;
- persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade (exceto os enquadrados na alínea "a" deste subitem), considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento.
O concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Amanda Inês Bublitz
Formada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul e cursando graduação em Biblioteconomia com Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Pós-Graduação em Gestão Escolar. Sempre gostei da redação de textos informativos e do alcance da tecnologia com credibilidade de fatos no cenário atual.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


