A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou na última quinta-feira, 13 de abril, que o Governo Federal pretende retomar o quanto antes os concursos públicos na gestão Lula. A notícia era muito aguardada por milhares de brasileiros que buscam uma oportunidade de emprego em órgãos públicos.

De acordo com Tebet, o governo está planejando realizar novos concursos para o IBGE, IPEA e Receita Federal. Ela não sabe, porém, quais órgãos estarão na primeira ou segunda leva de concursos, mas afirmou que já existe uma lista definida.

A ministra afirmou ainda que a questão está sendo tratada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Ela será responsável por detalhar os dados e números dos concursos ao governo em breve. A expectativa é que a situação esteja em estágio "avançado".

Simone Tebet também confirmou que o governo enviará ao Congresso Nacional, na próxima semana, a proposta de arcabouço fiscal do governo. Essa proposta é uma importante medida para a retomada do crescimento econômico do país.

Retomada dos concursos

Tebet destacou que o governo está trabalhando para a retomada da economia e que os concursos públicos são uma parte importante desse processo. A expectativa é que a realização desses concursos traga estabilidade e segurança para quem visa seguir uma carreira na área pública, sem partidarismo.

Para muitas pessoas, a realização de concursos públicos é a única oportunidade de garantir um emprego estável e com bons salários. Os concursos públicos também são importantes para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos. Com a contratação de novos profissionais, é possível melhorar a eficiência e eficácia dos serviços prestados à população.

Editais previstos

Mesmo com muitas entrevistas dadas até aqui e promessas de novos concursos, por enquanto somente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) teve edital oficialmente autorizado: serão 814 vagas abertas, todas de nível superior.

Além dos novos editais, o governo liberou a convocação de aprovados excedentes nos concursos públicos que foram realizados em 2021 para órgãos ambientais. Além do MCTI, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, confirmou que novos certames serão realizados na área ambiental, com vagas para o Ibama e ICMBio em breve.

O IBAMA solicitou recentemente a abertura de um concurso público com mais de 2 mil vagas para cargos de nível superior, sendo a maioria para Analista Ambiental e Analista Administrativo. Atualmente, o órgão tem déficit de mais de 2 mil servidores, de acordo com a última declaração apresentada pelo órgão. No entanto, o número autorizado deve ser menor que o pedido pelo Instituto.