Foi divulgado o novo Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para os anos de 2024 a 2027, que inclui informações sobre possíveis concursos públicos planejados durante esse período.

O PPA menciona abertura de concursos em diversas áreas, como Previdência, Fiscal, Administrativa, Agências Reguladoras, Educação, Segurança, Saúde, entre outras. Alguns dos concursos mencionados são para servidores do Tribunal de Justiça (TJ RN), Polícia Civil (PC RN), Polícia Militar (PM RN), e outros órgãos.

Novos concursos RN

Entre as oportunidades de concursos anunciadas para o estado do Rio Grande do Norte, incluem-se:

  • Previdência: Concurso do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN).
  • Segurança: Concurso para a Polícia Penal do RN.
  • Educação: Processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN (SEEC RN).
  • Saúde: Concurso da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP RN).
  • Administrativo: Concursos para o Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN RN) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA).
  • Fiscal: Concurso da Secretaria de Estado da Tributação do RN (SEFAZ RN) para Auditor Fiscal, Analista e Assistente Fazendários.
  • Defensoria: Processo seletivo para servidores da Defensoria Pública do RN (DPE RN).
  • Legislativo: Concurso da Assembleia Legislativa do RN (ALRN).
  • Agências Reguladoras: Concursos para a Agência de Regulação dos Serviços Públicos do RN (ARSEP RN).

Conforme informações fornecidas pela própria Secretaria, a falta de 22 mil servidores no Estado foi discutida durante uma reunião realizada em 30 de maio, na qual participaram a governadora Fátima Bezerra e o Secretário Estadual de Administração, Pedro Lopes.

Além dos concursos previstos pelo PPA-RN 2024-2027, outro edital, mas federal, que está com inscrições abertas no estado com salários que chegam a R$ 6.356,02, é o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que abrirá inscrições no dia 13 de setembro para carreira de professores substitutos e temporários.

Como funciona o Plano Plurianual do RN?

Em maio, o Governo do RN iniciou um processo de participação popular no desenvolvimento do PPA 2024-2027, como parte da estratégia "RN Participativo" para promover a participação da população na gestão pública estadual.

Este PPA define a visão de futuro, diretrizes, programas e metas para os próximos quatro anos, baseados nos interesses da população local, e contará com a colaboração de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral.

Além disso, o governo propõe o envolvimento dos cidadãos na criação e implementação de políticas públicas. O PPA 2024-2027 será estruturado em quatro eixos principais: Desenvolvimento Governamental e Gestão Pública Transparente e Eficiente, Desenvolvimento Sustentável e Integração Regional e Metropolitana, Desenvolvimento Humano e Social e Segurança Pública, e Desenvolvimento Econômico Sustentável.