A empresa 123 milhas apresentou nesta terça-feira (29) uma solicitação de Recuperação Judicial ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A situação que já era preocupante para os clientes lesados, tende a piorar.

Conforme a empresa, o objetivo da medida é garantir o cumprimento de suas obrigações com clientes, ex-funcionários e fornecedores.

Através da Recuperação Judicial, a empresa poderá reunir todas as dívidas em um único processo nos tribunais. Dessa maneira, ela acredita que conseguirá encontrar soluções mais rapidamente com todos os credores, para gradualmente recolocar suas finanças em equilíbrio, de acordo com um comunicado enviado à imprensa nesta terça, 29 - veja.

A 123milhas ressalta que está fornecendo todas as informações solicitadas pelas autoridades competentes. Em linha com seus valores de transparência e ética, a empresa e seus gestores estão dispostos a colaborar na elaboração de medidas conjuntas que permitam o pagamento de suas dívidas, a recuperação de sua receita e, assim, a continuidade de suas contribuições para o setor turístico no Brasil.

Entenda o caso

A crise enfrentada pela 123 milhas teve início quando a empresa anunciou, em 18 de agosto, o cancelamento de pacotes da linha promo e ofereceu vouchers como forma de reembolso aos clientes, não ofertando a possibilidade de reembolso em dinheiro.

Além disso, a devolução do valor pago seria por meio de vários vouchers, não podendo o cliente utilizar apenas um cupom para recomprar o pacote de seu interesse. Isso demonstrou que a empresa estava passando por sérias dificuldades financeiras.

Após a proposta dos vouchers, a empresa passou a ser questionada pelo Procon de vários estados e sofreu derrotas judiciais devido a ações movidas por consumidores, chegando a ter suas contas bloqueadas por tribunais de justiça de diversos estados.

Na última segunda-feira (28), a empresa demitiu funcionários como parte de um plano de reestruturação. No entanto, o número exato de demissões não foi divulgado, embora de acordo com ex-funcionários, centenas de pessoas perderam seus postos.

A empresa alega que apenas o pacote PROMO vendido foi afetado, mas consumidores que realizaram compras para o ano que vem já estão preocupados e aflitos se realmente serão atendidos.

Em nota, a empresa disse que "Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023. Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas".