Na segunda-feira, 28 de agosto, funcionários da empresa 123 Milhas compartilharam relatos preocupantes sobre demissões em grande escala na empresa. Um trabalhador, que optou por não se identificar, comunicou que ele e seus colegas foram informados de seus desligamentos ao chegarem para trabalhar na segunda, 28.

Alguns funcionários se reuniram em frente à sede da empresa em Belo Horizonte/MG, onde as demissões estavam sendo conduzidas em grupos.

Uma das funcionárias que foi demitida, Clara Luiza dos Santos, de 20 anos, fez parte da equipe da empresa por um ano e dois meses e foi pega de surpresa pela notícia. Em entrevista ao G1, ela disse: "a conversa foi tranquila, eles explicaram o motivo da demissão para nós", disse. Clara acredita que mais de 50 funcionários foram desligados hoje e compartilhou as diferentes reações dos colegas. "Alguns choraram e ficaram devastados, enquanto outros já estavam esperando por isso", relatou. A empresa também afirmou que irá providenciar o pagamento das rescisões contratuais.

Demissão em massa acende novo alerta

A 123 Milhas divulgou um comunicado explicando que está em processo de reestruturação interna, o que inclui redução da equipe para se adaptar às novas demandas do mercado. "Essa decisão difícil faz parte das medidas para enfrentar a forte queda nas vendas. A empresa está trabalhando para gradualmente restabelecer sua saúde financeira", diz a declaração.

Por outro lado, a empresa Hotmilhas, que pertence ao mesmo grupo da 123 Milhas, temporariamente suspendeu os serviços de compra e venda de milhas. Ao acessar o site da empresa, os consumidores encontram a mensagem: "Atenção! As compras de milhas estão temporariamente suspensas".

Segundo especialistas, as demissões ocorridas nesta segunda, 28, podem dificultar ainda mais no processo de comunicação entre os clientes lesados pelos pacotes suspensos. Veja o que diz a 123 Milhas sobre a linha PROMO neste informativo publicado.

123 Milhas suspendeu pacotes da linha PROMO

No dia 18 de agosto, a 123 Milhas suspendeu pacotes e emissões de passagens promocionais em todo o país, causando prejuízos para inúmeros consumidores.

A empresa em questão esclareceu que está atualmente realizando reembolsos completos para seus clientes, por meio da distribuição de "vouchers com um acréscimo equivalente a 150% da taxa CDI, ajustados de forma a superar tanto a inflação quanto os índices de juros vigentes no mercado".

Segundo a declaração oficial da 123 Milhas, os indivíduos que já possuem a passagem, o localizador ou o e-ticket podem contar com a confirmação de sua viagem. No entanto, os requerimentos vinculados à categoria "Promo", com datas de embarque previstas para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, não serão processados.

Entretanto, no último dia 21, o Procon-SP, um órgão estadual responsável pela proteção dos consumidores em São Paulo, emitiu uma notificação direcionada à agência de viagens 123 Milhas. A intenção da notificação é buscar esclarecimentos a respeito da suspensão dos pacotes e do cancelamento das passagens promocionais.

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a empresa de pacotes de viajens apresente garantias para os pagamentos dos clientes prejudicados. Caso contrário, a 123 Milhas terá o bloqueio de bens no valor de R$ 5 milhões. Já as justiças de São Paulo, Paraíba e Paraná também determinaram que a empresa indenize os clientes.

Na última sexta-feira (25/8), a Defensoria Pública organizou um mutirão em frente à sede da empresa, no Centro de BH, para prestar assistência aos clientes lesados pela agência de viagens.