Na última quarta-feira, 03 de abril, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) anunciou a retificação do concurso aberto pelo Exército Brasileiro. A retificação saiu no Diário Oficial da União, com alterações principalmente no que diz respeito ao cronograma de inscrições e provas.

O concurso segue com as 1.100 vagas de ambos os sexos no curso de formação de Sargentos para o ano de 2025. Para se candidatar à seleção, os interessados devem possuir ensino médio completo e idade mínima de 17 anos e máxima de 24 anos, com exceção das áreas de Saúde e Música, onde a idade máxima é estendida até 26 anos (até o término do ano da matrícula).

Adicionalmente, é requisitado que os candidatos tenham altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Se o candidato for menor de 18 anos, será necessário obter autorização do responsável legal para participar do processo seletivo e, se aprovado e selecionado dentro do número de vagas estabelecido, será matriculado no Curso de Formação de Graduados de Sargentos (CFGS).

Edital Concurso ESA 2024

Retificações concurso ESA 2024

A primeira mudança é um ajuste no cronograma, visto que as datas originais estavam programadas para o ano de 2023. Agora, com a retificação, as datas foram atualizadas para este ano, corrigindo o erro.

Apesar das alterações no cronograma, a oferta de vagas permanece inalterada, com um total de 1.100 oportunidades disponíveis, conforme anunciado no edital inicial divulgado em março. Estas oportunidades são direcionadas aos cursos de formação e graduação de sargentos nas áreas Geral, de Música e de Saúde, com previsão de início para o ano de 2025.

Uma outra mudança incluída nesta retificação é a aplicação do Exame de Aptidão Física (EAF) em dois dias distintos. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão tarefas como corrida de 12 minutos e flexão de braços na barra fixa, enquanto no segundo dia serão realizadas flexão de braços sobre o solo e abdominais supra.

A distribuição das vagas por área será da seguinte forma:

Área Geral

  • 910 vagas para candidatos do sexo masculino, com 182 reservadas para cotas de negros;
  • 105 vagas para candidatas do sexo feminino, com 21 reservadas para cotas de negros.

Música (ambos os sexos)

  • Diversas vagas para diferentes instrumentos, com algumas reservadas para cotas de negros.

Área da Saúde

  • 55 vagas, sendo 11 delas destinadas às cotas para negros.

Para concorrer a estas vagas, os candidatos devem possuir o nível médio completo, e no caso das vagas na área da Saúde, será necessário apresentar também certificado ou declaração de conclusão do curso técnico ou superior em Enfermagem, além de registro no Conselho Regional de Enfermagem.

Outros requisitos importantes a serem considerados incluem os limites de idade, que variam de acordo com as áreas de atuação. Para a área geral, os candidatos devem ter entre 17 e 24 anos de idade. Já para as áreas de Música e Saúde, o intervalo de idade permitido é de 17 a 26 anos.

Inscrições concurso ESA 2024

As inscrições estarão abertas até o dia 4 de maio, e os interessados devem se candidatar através do site http://www.esa.eb.mil.br, seguindo as orientações e efetuando o pagamento da taxa no valor de R$95. Vale ressaltar que é necessário possuir uma conta no sistema GOV.BR do Governo Federal para completar o cadastro.

Durante o período do curso de formação, os alunos recebem assistência financeira para cobrir despesas de moradia, alimentação e cuidados médicos, odontológicos e psicológicos. Após a conclusão do curso, o candidato aprovado é designado como 3º Sargento e passa a receber uma remuneração de R$ 3.825,00, conforme estabelecido na tabela de salários dos militares.

Etapas concurso ESA 2024

O Exame Intelectual está confirmado para o dia 15 de setembro. Confira abaixo as principais datas do concurso conforme o novo cronograma:

  • Inscrições: 31 de março a 4 de maio;
  • Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição (para doadores de medula óssea e/ou inscritos no programa Cadastro Único): 31 de março a 4 de abril;
  • Disponibilização dos Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI), com os locais de prova: 28 de agosto a 15 de setembro;
  • Realização do Exame Intelectual (EI): 15 de setembro;
  • Realização do Exame de Habilitação Musical (EHM): 10 a 20 de dezembro;
  • Realização da Inspeção de Saúde (ISA) e do Exame de Aptidão Física (EAF) (apenas para os candidatos aprovados na IS): 6 a 24 de janeiro de 2025;
  • Aplicação da avaliação psicológica: 22 de fevereiro de 2025;
  • Matrícula dos candidatos aprovados no CA dos CFGS: 10 de março de 2025.