O tão aguardado concurso dos Correios está prestes a se tornar uma realidade para milhares de concurseiros em todo o país. Com o edital previsto para o segundo semestre deste ano, e as contratações previstas para começarem em dezembro, os preparativos para esse certame estão em pleno andamento.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva, anunciou em uma reunião com sindicalistas no último dia 2 de abril que o edital do concurso será divulgado em setembro, marcando assim um importante passo na contratação de novos profissionais para a estatal.

Durante o encontro, foi apresentado o cronograma previsto para a realização do concurso público, que deverá ser publicado ainda esta semana, trazendo mais detalhes sobre as etapas do processo seletivo.

Concurso dos Correios já tem comissão organizadora

Os Correios já formaram uma comissão organizadora para conduzir o concurso público. Esta comissão está trabalhando na definição dos cargos e vagas, além de elaborar o projeto para a contratação da banca organizadora do certame.

O projeto básico, que é um documento utilizado no processo de escolha da banca, está em fase de elaboração. A banca escolhida será responsável por receber as inscrições dos candidatos e realizar as principais etapas do concurso, mas os prazos para essa definição ainda não foram divulgados.

Possíveis cargos e salários

Embora os cargos que serão ofertados no concurso dos Correios ainda não tenham sido revelados oficialmente, há expectativa de que o certame ofereça vagas em diversas áreas, tanto para níveis médio quanto superior.

Segundo o presidente dos Correios, a movimentação é para que sejam lançados dois editais. No primeiro edital, previsto para o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), podem ser contempladas vagas para médicos, engenheiros, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Já o segundo edital deve abranger outras áreas da empresa, com oportunidades para cargos como carteiro, atendente comercial, analista de sistemas, entre outros.

Os salários iniciais e finais variam de acordo com o cargo, podendo chegar a valores atrativos para os aprovados no certame.

Expectativas e pressão por avanços

A confirmação do novo concurso dos Correios foi recebida com entusiasmo pela categoria e pelos concurseiros que aguardam por essa oportunidade. A realização do certame representa não apenas a abertura de novas vagas, mas também a renovação e fortalecimento do quadro de pessoal da empresa.

As entidades sindicais têm pressionado a empresa por avanços e cobram a realização do concurso, destacando o déficit existente no quadro de pessoal e a necessidade de reforço nas equipes, principalmente diante do aumento da demanda no setor de e-commerce.

Relembre o último Concurso

O concurso mais recente dos Correios ocorreu em 2017, com a oferta de 88 vagas e formação de cadastro reserva exclusivamente para cargos na área de Saúde do Trabalho (Júnior). A organização do certame ficou a cargo do IADES.

Os cargos disponíveis e a demanda de inscrições foram distribuídos da seguinte forma:

  • 02 vagas + CR para Enfermeiro do Trabalho Jr.
  • 09 vagas + CR para Engenheiro de Segurança do Trabalho Jr.
  • 44 vagas + CR para Médico do Trabalho Jr.
  • 12 vagas + CR para Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Jr.
  • 21 vagas + CR para Técnico em Segurança do Trabalho Jr.

O número total de inscritos atingiu a marca de 22.136 participantes, sendo o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho Júnior o mais procurado, com 13.706 inscrições.

A prova objetiva, única etapa do processo seletivo, foi composta por 50 questões de múltipla escolha distribuídas entre as seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa: 8 questões
  • Raciocínio Lógico e Matemático: 4 questões
  • Noções de Informática: 4 questões
  • Legislação aplicada aos Correios: 4 questões
  • Conhecimentos específicos: 30 questões

Além desse certame, é relevante mencionar o concurso anterior dos Correios em 2011, que ofereceu um total de 9.190 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior. Naquela ocasião, o número de candidatos inscritos foi expressivo, atingindo 1.051.256 participantes, evidenciando a grande concorrência e interesse nessas oportunidades.