Foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14 de julho, o edital da aguardada segunda edição do Exame Nacional dos Cartórios (ENAC), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A avaliação tem como objetivo habilitar candidatos interessados em concorrer a futuros concursos públicos para titularidade de serventias extrajudiciais, os Cartórios, em todo o território nacional.
Inspirado no Exame Nacional da Magistratura (ENAM), o ENAC busca unificar critérios, promover maior equidade entre os candidatos e trazer mais transparência e consistência às etapas de avaliação. A partir deste ano, tornou-se obrigatório estar habilitado no ENAC para participar de concursos públicos de cartórios organizados por Tribunais de Justiça estaduais.
Diferente de um concurso com oferta direta de vagas, o ENAC é uma etapa prévia e obrigatória de habilitação. Isso significa que todos os candidatos que atingirem a pontuação mínima exigida no exame estarão oficialmente habilitados para disputar futuras seleções, sendo essa habilitação válida por até seis anos.
Requisitos para participação
Para se inscrever no ENAC 2025.2, o candidato precisa atender aos seguintes critérios:
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou português com direitos reconhecidos por meio do Decreto nº 70.391/1972;
- Possuir diploma de graduação em Direito emitido por instituição reconhecida pelo MEC, ou comprovar o exercício de, pelo menos, dez anos de função em serviços notariais ou de registro até 3 de dezembro de 2025.
Inscrições ENAC 2025
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora responsável pelo exame: https://conhecimento.fgv.br/concursos.
O período de inscrições começa em 15 de julho e vai até 13 de agosto de 2025.
A taxa de inscrição é de R$ 150, e o pagamento pode ser feito até o dia 14 de agosto. Haverá isenção para candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. O pedido de isenção poderá ser feito entre os dias 15 e 17 de julho, também pelo site da FGV.
Etapas e estrutura da prova
O ENAC será composto por uma única etapa: prova objetiva de caráter eliminatório, com aplicação marcada para o dia 28 de setembro de 2025, no período das 14h às 19h (horário oficial de Brasília). A avaliação contará com 100 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Direito Notarial e Registral: 60 questões
- Direito Constitucional: 9 questões
- Direito Administrativo: 4 questões
- Direito Tributário: 4 questões
- Direito Processual Civil: 2 questões
- Direito Civil: 14 questões
- Direito Empresarial: 4 questões
- Direito Penal: 1 questão
- Direito Processual Penal: 1 questão
- Conhecimentos Gerais: 1 questão
A pontuação máxima da prova será de 100 pontos. Serão habilitados os candidatos que obtiverem pelo menos 60 acertos. Para candidatos que se autodeclarem negros, indígenas ou pessoas com deficiência, a exigência mínima será de 50 acertos.
Cidades de aplicação
As provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras e em cidades selecionadas estrategicamente para abranger todas as regiões do país. O candidato poderá escolher a cidade no ato da inscrição. Entre as cidades confirmadas estão:
- Aracaju (SE)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Boa Vista (RR)
- Brasília (DF)
- Campo Grande (MS)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Goiânia (GO)
- João Pessoa (PB)
- Macapá (AP)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Natal (RN)
- Palmas (TO)
- Porto Alegre (RS)
- Porto Velho (RO)
- Recife (PE)
- Rio Branco (AC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- São Paulo (SP)
- Vitória (ES)
- Teresina (PI)
Cronograma do ENAC 2025.2
- Inscrições: 15 de julho a 13 de agosto
- Solicitação de isenção da taxa: 15 a 17 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 14 de agosto
- Divulgação dos locais de prova: 22 de setembro
- Aplicação da prova objetiva: 28 de setembro
- Divulgação do gabarito preliminar: 30 de setembro
- Período de recursos contra o gabarito: 1º e 2 de outubro
- Resultado preliminar da prova objetiva: 4 de novembro
- Recursos contra o resultado preliminar: 5 e 6 de novembro
- Homologação do resultado final: 15 de dezembro
Após a homologação do resultado final, o CNJ emitirá o certificado digital de habilitação no prazo máximo de 45 dias. Esse certificado será exigido como requisito para participação nos concursos públicos de cartórios promovidos pelos Tribunais de Justiça estaduais e terá validade de seis anos.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.