Foram prorrogadas até o dia 19 de setembro as inscrições do ENARE 2023, o Exame Nacional de Residência promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição, 114 instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas participam da oferta de vagas com oferta de mais de 70 cursos abrangendo todas as regiões do país. Esse número representa um aumento de aproximadamente 30% em relação a 2022.

A expectativa para o principal exame de residência médica, abrangendo áreas uniprofissionais e multiprofissionais da saúde no país, é que dezenas de milhares de estudantes de medicina e profissionais de saúde se candidatem e participem da avaliação em outubro.

São mais de 5 mil vagas disponíveis, distribuídas em 3.143 posições na área médica e 1.931 em categorias uniprofissionais e multiprofissionais.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, ressaltou que o Enare desempenha um papel abrangente, desde a pesquisa até a inovação, contribuindo para um atendimento mais aprimorado aos pacientes.

A expansão do número de instituições e vagas reflete a confiança adquirida pela Ebserh, demonstrando que as entidades enxergam seus hospitais como ambientes propícios para a disseminação do conhecimento. "Esse voto de confiança certamente será honrado à medida que os candidatos iniciem suas atividades", comentou o dirigente da estatal responsável pela realização do exame.

Edital Enare 2023/2024

Os editais publicados pela Ebserh ofertam 5.074 vagas na edição do Enare 2023/2024. A banca organizadora do processo seletivo é o Instituto AOCP e a taxa de inscrição será de R$ 310,00 para área medica e R$ 195,00 para uni e multiprofissional. Confira os editais do Enare 2023:

Inscrição ENARE

O período destinado ao envio de documentação para análise curricular está programado para até 19 de setembro. A aplicação da prova nas capitais e cidades-polo acontecerá em 29 de outubro.

Aqueles interessados podem acompanhar todo o desenrolar do processo por meio do site, com prazo de inscrição até às 23h59min de 19 de setembro, em https://enare.ebserh.gov.br/.

Na primeira edição do exame, realizada em 2020, mais de 4,1 mil inscritos competiram por 403 vagas em oito hospitais vinculados à Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Na segunda edição, ocorrida em 2021, mais de 31 mil inscritos buscaram 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. Já a terceira edição envolveu a participação de 92 instituições e reuniu mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

A aplicação das provas ocorrerá em todasa as capitais e cidades polos em 29 de outubro de 2023. Para residência médica, o candidato deverá escolher a especialidade na inscrição e, após a realização da prova, escolher o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada.

Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição e, após realizar a prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação atingida.

Benefícios

O Enare visa aprimorar o processo de seleção de residentes, trazendo vantagens tanto para as instituições quanto para os próprios candidatos. Nas três edições iniciais, as instituições participantes conseguiram reduzir o número de vagas não preenchidas, eliminaram os custos e a complexidade burocrática relacionada à realização de exames individuais, além de elevarem a qualidade do processo de seleção.

O exame unificado traz vantagens significativas para os candidatos, tais como redução de despesas ao contar com um único custo, agendamento concentrado em uma única data para a realização das avaliações, cobertura em todas as principais cidades e algumas cidades estratégicas, além da liberdade de seleção da cidade de preferência para cursar a residência médica, dentre outras comodidades oferecidas. O sistema de pontuação do Enare é parecido com o modelo adotado no Enem/Sisu.

Como funciona o Enare?

  • Durante o processo de admissão à residência médica, o candidato indica a área de especialização ao efetuar sua inscrição
  • Após a conclusão do exame, tem a oportunidade de optar pelo local desejado para prosseguir com base no seu desempenho pontuado
  • Já para a residência multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão no momento da inscrição e, após a prova, decide o local para a realização da residência, conforme a pontuação obtida.
  • A primeira janela de seleção fica aberta por um período determinado para que cada candidato indique sua preferência de local.
  • As pontuações mais altas prevalecem sobre as mais baixas, definindo, ao final do período de seleção, os candidatos que ocuparão as vagas.
  • Posteriormente, haverá uma segunda oportunidade para o preenchimento das vagas não ocupadas.

Cronograma Enare 2023

No dia 7 de julho de 2023, a Ebserh anunciou a publicação oficial do edital para a adesão de instituições interessadas em disponibilizar vagas por meio do Enare. Esse documento trouxe algumas das principais datas e informações relevantes para a próxima edição do exame.

Confira abaixo o cronograma do Enare 2023:

  • Adesão de instituições: de 10 de julho a 04 de agosto de 2023;
  • Inscrições de candidatos: de 23 de agosto a 19 de setembro de 2023 pelo site do ENARE
  • Envio de documentação para análise curricular: a ser realizado entre os meses de agosto e setembro;
  • Realização da prova objetiva: 29 de outubro de 2023;
  • Anúncio preliminar dos resultados da análise curricular: em 06 de dezembro de 2023;
  • Divulgação do resultado final da análise + nota final: em 20 de dezembro de 2023.