As provas do Concurso Receita Federal aconteceram no último domingo, dia 19 de março, em dois turnos, manhã e tarde, com aplicação das questões de Conhecimentos Básicos e, no segundo momento, de Conhecimentos Específicos.

Foram aplicadas 140 questões do tipo múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta. Será aprovado na etapa o participante que, cumulativamente:

  • Obtiver 50% de acertos em Conhecimentos Básicos;
  • Obtiver 50% de acertos em Conhecimentos Específicos; e,
  • Não ter zerado nenhuma das disciplinas.

Agora, candidatos aguardam a divulgação dos gabaritos, previstos para sair neste início de semana. A FGV não divulga em seus editais as datas de gabaritos e resultados, mas segue um padrão de divulgação.

Gabarito da Receita Federal

O resultado do Concurso Receita Federal foi divulgado na terça-feira, dia 21 de março, conforme o cronograma do edital. As respostas preliminares podem ser consultadas no site da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Também está disponível para consulta no site da FGV os cadernos de questões da prova da Receita Federal. O prazo para interposição de recurso vai até as 2359min do dia 23 de março de 2023.

Inscritos

Foram mais de 156 mil candidatos inscritos no concurso da Receita Federal, convocados para a primeira etapa. O objetivo do certame é preencher 699 vagas em cargos de nível superior nas carreiras de Analista e Auditor. Os salários iniciais são de R$ 11.684,39 para o cargo de Analista-Tributário e de R$ 21.029,09 para o cargo de Auditor-Fiscal.

O candidato que obtiver menos de 50% do total da prova discursiva, será também reprovado na prova e eliminado do concurso público.

Após a primeira etapa, serão convocados para o Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, aqueles candidatos que forem aprovados e classificados dentro do número de vagas, após aplicados os critérios de desempate.

O curso será realizado de forma EaD (Ensino a Distância), com provas aplicadas presencialmente em até cinco polos: Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP). A duração do curso será de uma semana de integração presencial dos candidatos.

No final, a nota total do candidato será a soma das notas obtidas na prova objetiva e na prova discursiva. Já a classificação final terá base na listagem dos candidatos remanescentes do concurso, após os critérios de desempate.

O concurso tem prazo de até dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.