No domingo de 04 de julho, ocorreu a primeira etapa do concurso público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT. Foram mais de 9 mil candidatos que disputam a formação de cadastro reserva para reposições decorrentes de vacâncias de cargos vitalícios de Promotor de Justiça Adjunto para lotação nos ofícios situados no Distrito Federal. A função tem remuneração inicial de R$ 32.004,65.

31/03/2021
29/04/2021
04/07/2021
R$ 32.004,65
A divulgar
08/07/2021
Anexos

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, contaram com 100 questões objetivas de múltipla escolha. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver o mínimo de 30% de acerto das questões em cada grupo e média final de 60% do total da prova.

Gabaritos MPDFT

Os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas serão divulgados nesta quinta-feira, 08 de julho, por meio do site do órgão. O candidato poderá interpor recurso no prazo de dois dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação.

Veja o cronograma seguinte do concurso:

  • Apresentação da folha de resposta - 13/07/2021
  • Recurso contra as questões da prova objetiva: de 14 a 15/07/2021
  • Publicação do gabarito definitivo: 29/07/2021
  • Publicação do resultado final da prova objetiva: 02/08/2021
  • Publicação da lista de candidatos aptos a concorrerem às vagas reservadas aos portadores de deficiência: 13/08/2021
  • Recurso contra indeferimento do pedido de concorrência pelas vagas reservadas aos deficientes : de 16 a 17/08/2021
  • Publicação do resultado final e convocação para a prova discursiva: 23/08/2021
  • Provas Discursivas: de 10 a 12/09/2021

A segunda etapa do concurso será composta de três provas discursivas, sendo permitida consulta à legislação, desde que desacompanhada de anotação ou comentário, vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientação jurisprudencial.

Estas, estarão divididas em duas partes: a primeira, no valor de 40 pontos, reservada à redação de um texto para demonstração do conhecimento aplicado e a segunda, no valor de 60 pontos, será constituída de, no mínimo, três questões e de, no máximo, 6 questões distribuídas entre as disciplinas que compõem cada um dos grupos temáticos ou de forma interdisciplinar. A nota final das provas discursivas será o resultado da média aritmética simples das notas atribuídas pelos examinadores.

Haverá ainda uma prova oral, para avaliar o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação, o uso correto do vernáculo e a apresentação pessoal e postura. Esta, será pontuada em uma escala de zero a 100 ao candidato, por grupo de disciplinas. A nota final da prova oral será o resultado da média aritmética simples das notas atribuídas pelos examinadores.

Para os candidatos aprovados na prova Oral, será aplicada ainda uma Avaliação de Títulos. A comprovação dos títulos será no momento da inscrição definitiva, considerados para efeito de pontuação os obtidos até então. As notas dos títulos serão de zero a 25, atribuídas em conformidade com o critério objetivo pré-estabelecido, para aferição de seu valor, e segundo discriminado no quadro formulado pelo Conselho Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

O concurso público de ingresso na carreira do Ministério Público terá validade por dois anos, contados da data em que for publicado o ato homologatório, prorrogável ainda uma vez por igual período.

Anexos