O grande concurso público da Polícia Civil da Paraíba teve provas objetiva e discursiva aplicadas neste domingo, 13 de fevereiro. Com edital publicado no ano passado, o concurso da PC-PB registrou mais de 95 mil candidatos para disputar as 1.400 vagas nos cargos de Delegado, Escrivão, Agente de Investigação, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico, Perito Oficial Odonto, Perito Oficial Químico, Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista.
As remunerações iniciais variam entre R$ 3.726,73 para os cargos de Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista até R$ 12.769,80 para o cargo de Delegado, por jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
As provas do concurso PC-PB serão aplicadas em dois finais de semana, no dia 13/02 para os cargos de Delegado, Perito Criminal, Perito Médico Legal, Perito Oficial Odonto e Perito Químico.
Para os cargos de Escrivão, Agente de Investigação, Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista a prova está marcada para o próximo domingo, 20 de fevereiro.
Gabaritos do concurso PC-PB
Os gabaritos preliminares destas provas aplicadas no último domingo serão divulgados a partir das 19h desta terça-feira (15) no site do Cebraspe - acesse aqui. Já o gabarito preliminar das provas do dia 20 sairão às 19 horas do dia 22 de fevereiro (terça-feira).
O cronograma do concurso PC-PB determina o prazo das 10h do dia 16/02 até as 18 horas do dia 17 de fevereiro para que os candidatos possam interpor recursos quanto aos gabaritos oficiais preliminares e contra o padrão preliminar de respostas da prova discursiva.
Provas do concurso PCPB quase foram adiadas
As provas chegaram a correr o risco de serem adiadas após liminar concedida pelo juiz da 2ª Vara Federal de João Pessoa determinar a suspensão do certame para que fosse feita a retificação do edital visando incluir a inscrição de biomédicos habilitados em toxicologia nos cargos de Perito Oficial Químico-Legal para as áreas Geral e Química.
Na quarta-feira, 9, a Polícia Civil da Paraíba informou que a liminar havia sido suspensa pelo TRF-5 e que as provas transcorrerão normalmente nos dias 13 e 20 de fevereiro, como consta no edital do concurso público.
Próximas etapas do concurso
Além das provas objetivas e discursivas, o concurso público da Polícia Civil da Paraíba terá outras 4 etapas de avaliação dos candidatos. São elas:
- Prova de capacidade física, de caráter eliminatório, precedida de exames laboratoriais e médicos, de caráter eliminatório, requisitos necessários para a Prova de capacidade física, de responsabilidade do Cebraspe;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- Investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PCPB;
- Curso de formação policial, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PCPB.
A prova de capacitação física será composta de teste de corrida de 12 minutos no qual os candidatos deverão apresentar desempenho mínimo de 2.400 metros para candidatos do sexo masculino e 2.000 metros para o sexo feminino.
O candidato poderá, durante os 12 minutos, se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir.
Vagas do concurso PC-PB
O edital publicado pelo Cebraspe abre 1.400 vagas de nível superior com reserva de 138 vagas para candidatos portadores de deficiência. Veja como foi feita a distribuição das vagas:
- 120 para Delegado que exige curso de bacharel em direito.
- 515 para Escrivão com exigência de nível superior em qualquer área.
- 400 para Agente de Investigação que exige nível superior em qualquer área.
- 57 para Perito Oficial Criminal - Geral com exigência de curso de nível superior em arquitetura, ciências da computação, análise de sistemas, processamento de dados, segurança da informação, redes de computadores, análise de banco de dados, ciências biológicas, biomedicina, ciências contábeis, ciências atuariais, engenharia, farmácia, física, fonoaudiologia, economia, ecologia, geografia, geologia, medicina veterinária, química ou química industrial.
- 5 para Perito Oficial Criminal - Biologia que exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso nível superior em ciências biológicas, biomedicina ou ecologia.
- 10 para Perito Oficial Criminal - Engenharia: Exige curso de nível superior em engenharia.
- 5 para Perito Oficial Criminal - Tecnologia da Informação: que exige conclusão de curso de nível superior em ciências da computação, análise de sistemas, processamento de dados, segurança da informação, redes de computadores ou análise de banco de dados.
- 40 para Perito Oficial Médico - Legal/Geral que exige nível superior em medicina.
- 5 para Perito Oficial Médico - Legal/Psiquiatria que exige nível superior em medicina e título de especialista em psiquiatria.
- 5 para Perito Oficial Médico - Legal/Patologia que exige nível superior em medicina e título de especialista em patologia.
- 10 para Perito Oficial Odonto - Legal/Geral que exige curso de nível superior em odontologia.
- 25 para Perito Oficial Químico - Legal/Geral que exige curso nível superior em química, química industrial, farmácia, farmácia bioquímica ou farmácia industrial.
- 10 para Perito Oficial Químico - Legal/Química que exige curso de nível superior em química ou química industrial.
- 68 para Técnico em Perícia - Geral: que exige nível superior em qualquer área.
- 60 para Papiloscopista - Legal/Geral: que exige nível superior em qualquer área.
- 25 para Necrotomista - Geral: que exige nível superior em qualquer área.
- 40 para Necrotomista - Enfermagem: com exigência de curso de nível superior em enfermagem.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.