No último domingo, quase 6 mil candidatos realizaram as provas do concurso público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). O certame pretende preencher 187 vagas em cargos Fiscal e Gestor Ambiental.

Neste concurso, o órgão oferece salário inicial de R$ 3.931,17, acrescido ainda de: gratificação do desempenho ambiental - GDAM com variação de até 100%, gratificação de titulação - GTIT, nos percentuais de 15% para o título de especialista, 30% para o título de mestre e 60% para o título de doutor e gratificação pela execução de trabalhos em condições especiais, inclusive com risco de vida ou saúde.

As provas objetivas, primeira etapa de seleção, tiveram caráter eliminatório e classificatório, e contaram com questões de língua portuguesa, legislação ambiental e noções de geotecnologia e conteúdo relativo à formação exigida para o cargo.

A prova vale 60 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver 40% do total de pontos nas questões de língua portuguesa e legislação ambiental e noções geotecnologia; e ainda 50% do total de pontos para os conteúdo relativo à formação exigida para o cargo.

Gabarito SEMACE

O gabarito preliminar oficial das provas objetivas foi divulgado na segunda-feira, 06 de fevereiro, por meio da banca, site do IDECAN.

Gabarito Preliminar (Tipo A)

Gabarito Preliminar (Tipo B)

Gabarito Preliminar (Tipo C)

Gabarito Preliminar (Tipo D)

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizaram a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, terá o valor de 100 pontos, com valor de 50 pontos cada questão.

Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 60% de aproveitamento nos pontos da referida prova.

Confira o cronograma das próximas etapas:

Cronograma
Cronograma
Cronograma 1
Cronograma 1

Para os candidatos aprovados nas duas etapas (objetiva e discursiva), haverá ainda prova de títulos, de caráter classificatório. O envio dos documentos comprobatórios de títulos será realizado por meio de ferramenta on-line, na data que será divulgada no dia 11 de fevereiro.

Caberá recurso à Banca contra erros materiais ou omissões de cada fase, pelo prazo de dois dias úteis a contar do primeiro dia útil subsequente ao da divulgação/publicação oficial das respectivas fases.

A classificação no concurso assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando este ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes, bem como ao interesse e conveniência do serviço público, atendidos o prazo de validade do certame, a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária da SEMACE.

O resultado final do Concurso Público será homologado pela SEMACE, publicado no Diário Oficial do Estado e divulgado nos endereços eletrônicos www.idecan.org.br e www.semace.ce.gov.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual prazo, a critério da SEMACE.