Mais de 41 mil inscritos no concurso público do Tribunal de Justiça de São Paulo (concurso TJ-SP) foram convocados para realizar a etapa de provas objetivas neste domingo, 02 de julho. O edital publicado em março visa preencher 60 vagas no cargo de Escrevente Técnico Judiciário, que exige formação de nível médio.

Com salário inicial de R$ 5.480,54, os aprovados no certame serão lotados nas Circunscrições Judiciárias de Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes, Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo e Santo André, que compõem a 1ª Região Administrativa Judiciária.

Ao todo, 41.253 candidatos participam da seleção que oferece 10 vagas para cada Comarca. Veja a relação de inscritos divulgada pela Vunesp:

Vunesp divulga relação de inscritos no concurso TJ-SP Escrevente
Vunesp divulga relação de inscritos no concurso TJ-SP Escrevente

Além de nível médio, para ingressar no cargo de Escrevente Técnico Judiciário é preciso ter idade mínima de 18 anos na data da posse, estar em dia com as obrigações eleitorais, não ter sido condenado por crime contra administração pública, entre outros requisitos definidos pelo edital.

A remuneração inicial de R$ 5 mil é acrescida de auxílios para alimentação, saúde e transporte por jornada de trabalho de 40 horas.

Gabarito concurso TJ-SP Escrevente

Os candidatos poderão consultar os gabaritos das provas na quarta-feira, 5 de julho, no site da Vunesp - https://www.vunesp.com.br/TJSP2301.

Os candidatos poderão interpor recurso contra o gabarito da prova no prazo de 5 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da disponibilização do resultado. A interposição deve ser feita pelo site da banca, na página do concurso ou na Área do Candidato.

Composição das provas

A primeira etapa de avaliação do concurso para Escrevente TJ-SP foi realizada a partir das 13 horas do domingo, 2 de julho. A prova foi composta de 100 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

Para avaliar os inscritos, o concurso terá duas etapas, sendo:

Bloco I

  • 24 questões de Língua Portuguesa;

Bloco II

  • 40 questões de Conhecimentos em Direito;

Bloco III

  • 06 questões de Atualidades;
  • 06 questões de Matemática;
  • 14 questões de Informática;
  • 10 questões de Raciocínio lógico.

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, onde o candidato deverá acertar no mínimo 50% das questões de cada bloco. Os blocos I e II terão caráter eliminatório e o bloco III terá apenas caráter classificatório.

Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 pontos no conjunto dos três blocos. Serão convocados para a segunda etapa, de prova prática, somente os candidatos habilitados e com melhor classificação para cada Circunscrição Judiciária.

Convocação para segunda etapa de avaliação
Convocação para segunda etapa de avaliação

Prova prática para Escrevente

A segunda fase de avaliação do concurso será de prova prática, de caráter eliminatório, consistindo em uma ativiadde de formatação de texto e uma atividade de digitação de texto. Será considerado aprovado na prova prática o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 pontos.

Formatação de texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.

Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

A atividade de formatação será pontuada de 0 a 2 pontos e para cada erro de formatação será descontado 0,2 ponto. A nota máxima (2 pontos) será atribuída para a formatação do texto, sem erros, em no máximo 5 minutos.

Digitação de texto: cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 (um mil e oitocentos) caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.

A atividade de digitação será pontuada de 0 a 8 pontos epara cada erro cometido será descontado 0,05 ponto. Será atribuído nota máxima (8 pontos) à transcrição integral do texto, sem erros, realizada em no máximo 11 minutos.